Esportes

Brasil já se destaca em Cochabamba

Rio de Janeiro – Iniciada no último sábado, a edição Cochabamba 2018 dos Jogos Sul-Americanos apontará nesta quarta-feira os últimos campeões do judô, da natação e da ginástica artística. Por enquanto, as modalidades individuais têm dominado as disputas, com exceção do rúgbi, finalizado ontem à noite.

Na natação, o Time Brasil levou à competição uma equipe formada por jovens atletas nascidos depois de 1998. O objetivo da convocação de uma seleção Sub-20 é dar experiência internacional a estes atletas. Mesmo renovada, a nova geração da natação brasileira está brilhando na Bolívia.

Até a noite da segunda-feira, com dois dias de competição, os nadadores do Brasil conquistaram 14 medalhas, sendo nove de ouro, três de prata e duas de bronze, mais que qualquer outro país. O destaque até agora entre os brasileiros é Gabrielle Roncatto, de 19 anos, com três medalhas de ouro e uma de prata. A nadadora é a maior medalhista dos Jogos até o momento.

Gabrielle é a única atleta da equipe com participação em Jogos Olímpicos. A paulista esteve presente nos Jogos Rio 2016. Mesmo com a altitude de 2.700m de Cochabamba e sem uma preparação específica para os Jogos, ela venceu os 200m e os 400m medley, e o revezamento 4x200m livre; ficando com a prata nos 400m livre.

“Todos os brasileiros estão sentindo muito a altitude. Não só a altitude, mas a época de treinamento em que nos encontramos. Não fizemos um treinamento específico para esses Jogos, já que disputamos o Brasileiro Absoluto há pouco tempo. Estamos todos nadando na raça”, disse a brasileira.

Força no continente

Por enquanto, o Time Brasil já conquistou medalhas no remo (Emnanuel Borges e Evaldo Becker ficaram com o bronze no double Skiff peso leve); na ginástica rítmica (ouro por equipes feminino e masculino, prata e bronze no individual geral masculino, com Caio Souza e Francisco Barreto; e prata e bronze no individual geral, Flávia Saraiva e Jade Barbosa); no badminton (ouro inédito por equipes, com Ygor Coelho, Artur Pomoceno, Fabiana Silva e Luana Vicente); no caratê (bronze para Nicole Mota); no judô (ouro para Larissa Pimenta, prata para Gabriella Moraes e David Lima e bronze para Gabrielle Gonzaga e Tiago Pinho); na vela (ouro com Juliana Duque e Rafael Rizzato na classe Snipe); e no levantamento de peso (prata com Luana Madeira e bronze com Emily Rosa).