Esportes

Brasil inicia busca pelo tetra no Mundial sub-17

Rio de Janeiro – Segunda maior vencedora da história da competição, a seleção brasileira inicia neste fim de semana a busca do tetracampeonato do Mundial Sub-17, que será realizado a partir de hoje na Índia.

O Brasil, comandado pelo técnico Carlos Amadeu, está no Grupo D da competição e estreará amanhã contra a Espanha, campeã europeia. Na terça-feira jogará contra a Coreia do Norte e três dias depois terá Níger pela frente.

Principal nome do País na categoria, o atacante Vinícius Júnior, não liberado pelo Flamengo, desfalca a seleção na competição. Assim, as referências no grupo de Amadeu serão os também atacantes Paulinho e Brenner, que já atuaram pelos profissionais de Vasco e São Paulo, respectivamente.

A 17ª edição do Mundial terá uma baixa importante também entre as seleções participantes. A Nigéria, maior vencedora, com cinco conquistas, e dona da taça dos dois últimos Mundiais, não se classificou. O continente será representado por Gana, que tem duas conquistas, além de Mali, vice em 2015, Guiné e Níger.

Favoritismo

Sem a Argentina, que foi eliminada ainda na primeira fase do Sul-Americano, o Brasil, campeão continental, parte como grande referência entre os representantes da Conmebol no Mundial. A Europa não sabe o que é ficar com a taça desde 2009, quando a Suíça foi campeã na Nigéria. Além da Espanha, o Velho Continente está representado por Inglaterra, campeã mundial sub-20, Alemanha, França e Turquia. O México, campeão em 2005 e 2011, lidera os representantes da Concacaf, que contará ainda com Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, seleções com menos chances de título, ao menos na teoria.