Esportes

Brasil ganha Fórmula Academy

Finalmente a nova geração de pilotos brasileiros terá uma nova e excelente opção para o desenvolvimento dos jovens talentosos esportistas do automobilismo nacional. A Linardi Sports, empresa que atua no automobilismo brasileiro há 30 anos, lança no próximo dia 2 de maio em São Paulo, a Fórmula Academy Sudamericana com sete provas em território brasileiro. O objetivo da categoria é garantir o próximo passo na difícil carreira dos pilotos recém-saídos do kart na busca pelo topo do esporte mundial.

A Fórmula Academy Sudamericana traz os monopostos já conhecidos do meio automobilístico brasileiro, usados na Fórmula Futuro em 2010 e 2011, e a Fórmula 4 sul-americana, de 2014 a 2016. Os carros têm os padrões de tecnologia e segurança europeus e norte-americanos e são construídos pela fábrica francesa Signature seguindo os padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O chassi Signatech é feito de fibra de carbono, com gaiola, tanque de combustível, cintos e sistema de prevenção contra incêndios fabricados na Europa e Estados Unidos sob licença da FIA. O motor de 1.8 litro e 16 válvulas tem 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico, acoplado à uma transmissão Sadev de cinco velocidades sequencial, também de fabricação francesa.

A Fórmula Academy Sudamericana surgiu também de uma parceria com o piloto e promotor argentino radicado no Uruguai, Gerardo Tato Salaverria, que passou os direitos dos carros da extinta Fórmula 4 sudamericana para a Linardi Sports.

Novo conceito

A grande novidade da Linardi Sports, empresa que teve equipes nas maiores categorias brasileiras, será o formato das provas do calendário que passará por vários autódromos do País. Muito semelhante aos eventos do automobilismo norte-americano, a Fórmula Academy Sudamericana trará um novo conceito para o público que curte as emoções de disputas em alta velocidade. Na programação de algumas provas deste ano da Fórmula Academy Sudamericana a Linardi Sports promoverá uma serie de atrações para toda a família e amigos do aficionado em esporte a motor.

As atrações começam pela parceria com uma das mais famosas duplas da música brasileira: Fernando e Sorocaba. “Nosso projeto promove a corrida como um evento de entretenimento nos mesmos moldes do automobilismo norte-americano. Pretendemos colocar atrações dentro do autódromo no final de semana das provas onde o público poderá se divertir com seus familiares”, conta animado o promotor Linneu Linardi.

Cobertura de Televisão

A Fórmula Academy Sudamericana terá a transmissão do canal especializado BandSports com a prova e imagens editadas para ir ao ar no domingo seguinte ao da prova. Todas as corridas terão apresentação dos pilotos, equipes e seus patrocinadores na abertura da transmissão, garantindo de cara o retorno televisivo dos patrocinadores de cada piloto.

 

Calendário Formula Academy

Rodadas duplas

20 de maio – Interlagos (SP)

10 de junho – Cascavel (PR)

22 de julho – Londrina (PR)

19 de agosto – Curitiba ou São Paulo

23 de setembro – Campo Grande (MS)

14 de outubro – Velo Cittá (SP)

25 de novembro – Interlagos (SP)

9 de dezembro – Montevideo (UY)