Esportes

Brasil fica com a prata na bocha na dupla mista BC4

Se tem um esporte paralímpico que é decidido no detalhe é a bocha. Jogo de muita estratégia, concentração e precisão, é praticado por cadeirantes. Nesta segunda-feira, na Arena Carioca 2, o Brasil, representado pelos irmãos paranaenses Eliseu e Marcelo dos Santos, portadores de distrofia muscular, ficou com a prata na dupla mista na categoria BC4 (deficiências severas, mas que não recebem auxílio), ao perder para a Eslováquia por 4 a 2. O bronze ficou com a Tailândia, que derrotou os britânicos por 3 a 2. Pratas de 12/09

QUADRO DE MEDALHAS: Veja como está o Brasil na disputa

Nas duplas, a bocha é dividida em quatro ends (sets). O Brasil venceu o primeiro end por 2 a 0, e o time visitante devolveu o resultado no segundo. Com 2 a 2 e saída do Brasil, o terceiro end deixaria o time vencedor muito perto do ouro. E deu Eslováquia, por 1 a 0. No último end, outro 1 a 0 e o ouro foi para o time europeu.Este foi o quinto pódio de Eliseu, de 39 anos, que foi ouro nas duplas (em Pequim e em Londres) e levou dois bronzes na individual, nas duas últimas edições paralímpicas. Já Marcelo, de 44, debutou na Paralimpíada do Rio.A partir de terça, os dois irmãos disputam o individual BC4.

POR DENTRO DO JOGO

A partida começa com uma das equipes lançando a bola branca. A partir daí, o objetivo, em cada end, é lançar as outras bolas (seis vermelhas e seis azuis) o mais próximo possível da branca. Em muitas vezes, o árbitro precisa usar uma espécie de régua para definir qual bola está mais perto da branca, e segue jogando o time que estiver com a bola mais longe da branca. Ganha o set o time que tiver bolas mais próximas da branca e o número de pontos e o time perdedor nunca pontua.