Esportes

Brasil estreia dentro da expectativa no Latino-Americano de golfe

Marcos_Negrini_12012017_005466.jpgCIDADE DO PANAMÁ – O Brasil atendeu às expectativas no primeiro dia do Campeonato Latino-Americano de Golfe (LAAC, na sigla em inglês), um dos principais torneios para atletas amadores. Cinco dos seis golfistas brasileiros ficaram no top 50, posições que, se mantidas na sexta-feira, garantem o avanço à fase decisiva, disputada sábado e domingo.

O gosto amargo ficou por conta de uma notícia fora do campo: os organizadores do LAAC anunciaram Santiago, capital do Chile, como sede do torneio em 2018. No início do último ano, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) acreditava que poderia trazer o campeonato para o Rio, no recém-inaugurado Campo Olímpico da Barra, quando o LAAC retornasse à América do Sul — a primeira edição foi na Argentina, em 2015, sucedida pela República Dominicana em 2016.

O gaúcho Gustavo Chuang, único dos seis brasileiros que não havia participado do LAAC em 2016, teve o melhor desempenho: completou os 18 buracos em 69 tacadas, uma a menos que o estipulado no “par” (número de tacadas considerado necessário para completar o trajeto). O resultado deixou Chuang na 10ª colocação.

– O campo está favorecendo quem consegue bater com mais técnica, porque a grama está bem curta perto dos buracos. O vento não estava muito forte de manhã cedo. Largar bem é importante, mas tem muito golfe ainda – ressaltou Chuang.

Marcos Negrini, Pedro Nagayama e Daniel Ishii precisaram de 72 tacadas, duas a mais que o “par”. O destaque no primeiro dia foi o peruano Julian Périco, que encerrou a volta no campo com 64 tacadas e lidera provisoriamente.

– Quem conseguiu calibrar o braço mais rápido teve muita vantagem. Os buracos estavam em lugares que pareciam “bacias”: dependendo de onde a bola batesse você já ficava bem encaminhado – explicou Nagayama. – Ainda estou soltando meu jogo, mas o resultado foi satisfatório. O importante é que estamos vivos no torneio.

Os últimos dois brasileiros que entraram na rodada inicial tiveram resultados distintos. Rohan Boetcher precisou de 76 tacadas, seis a mais que o par, e terminou o primeiro dia fora do top 50. Herik Machado, número 1 do ranking brasileiro, teve 71 tacadas, uma a mais que o par.

– Não foi um placar ruim, mas “deixei” algumas tacadas no campo. Acho que amanhã (sexta) vai ser um dia melhor, já que vou jogar de manhã, com menos vento – afirmou Herik.

Os organizadores do LAAC anunciaram, nesta quinta-feira, que a sede do torneio em 2018 será o Prince of Wales Country Club, localizado em Santiago, no Chile. A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) nutria a expectativa, meses antes dos Jogos do Rio-2016, que o Campo Olímpico de Golfe construído na Barra da Tijuca fosse escolhido para receber o torneio em 2018.

– O campo olímpico do Rio é incrível, mas está em um momento de transição do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a confederação brasileira. Olharemos novamente no futuro. Adoraríamos que esse campo eventualmente receba o LAAC – disse o diretor-executivo da USGA, Mike Davis.

*O repórter viaja a convite do LAAC