Esportes

Brasil está fora da disputa por ouro no goalball feminino

Depois de conquistar uma inédita classificação entre as quatro melhores seleções do goalball feminino, o Brasil chegou perto de disputar sua primeira final paralímpica. Mas o sonho do ouro acabou adiado. Pelas semifinais, na tarde desta quinta-feira, na Arena do Futuro, a equipe brasileira foi derrotada pela China, por 4 a 3, na prorrogação, e irá disputar o bronze nesta sexta-feira, às 13h30m, contra o perdedor de Estados Unidos e Turquia.

– Ainda temos uma chance de medalha. A ideia era o ouro, mas vamos em busca do bronze. Claro que esperávamos sair com a vitória desse jogo. Mas perdemos no detalhe. O goalball é um esporte muito equilibrado. Em dois lances você pode tomar um empate, como aconteceu – comentou o técnico da seleção, Dailton Freitas, se referindo ao fato de o Brasil ter aberto 3 a 1 no placar.

Conteúdo de uma matéria só: quadro de medalhas

Principal artilheira do time, a jovem Victoria, de 18 anos, saiu muito abalada de quadra. Chorando, ela não quis conversar com os jornalistas após a partida.

– Vamos conversar com a Victoria. Agora temos que colocar a cabeça no lugar. Isso tudo nos serve de aprendizado. Se não foi agora, é porque não era para ser. Tenho certeza que faremos uma grande partida na disputa do bronze. Foi uma derrota muito triste, mas vamos buscar essa energia em busca da medalha – garantiu a jogadora Ana Carolina.

A China abriu o placar com quase quatro minutos de jogo, com Wei Zhang. Ana Carolina chegou a fazer a defesa parcial, mas a bola entrou. Só que Victoria deixou tudo igual, como sempre, utilizando a “jogada carioca” (arremessando de costas e passando a bola por entre as pernas). Victoria ainda perdeu um pênalti para o Brasil, mas logo veio a virada, com Ana Carolina, para delírio da torcida: 2 a 1.

No segundo tempo, Ana Carolina ampliou para 3 a 1, com quase três minutos da etapa. As chinesas descontaram através de Chen. E chegaram ao empate, faltando pouco mais de seis minutos para o fim, de novo com Chen: 3 a 3.

O jogo, então, foi para a prorrogação, com “gol de ouro”. Ou seja, quem marcasse garantia a vaga na decisão. Victoria quase marcou, em defesa de Zhang que por pouco não entrou. Porém, a 1m3s do fim, Chen acertou arremesso, Simone quase defendeu com o pé, mas a bola entrou. O silêncio reinou na Arena do Futuro, mas não era para o jogo prosseguir. A seleção brasileira estava eliminada.