Cotidiano

Brasil envia uma tonelada de remédios e insumos para a Síria

60145258.jpgRIO ? O governo brasileiro enviou 44 mil unidades de medicamentos para a Síria para atender a população desabrigada e atingida pelos conflitos no país árabe. A remessa de aproximadamente uma tonelada está sendo transportada por um navio da Marinha, e já partiu do Rio em direção ao Líbano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ficará responsável pelo transporte da carga do Líbano até a Síria.

Foram doados também três kits de medicamentos e insumos estratégicos de saúde, cada um deles capaz de atender até 500 pessoas, por um período de três meses.

Entre os produtos, há medicamentos para tratamento de doenças infecciosas, como tuberculose, e vacinas para prevenir doenças graves em crianças, como pneumonia, meningite e rotavirose. Também constam na remessa kits de primeiros socorros e outros insumos médicos.

Em 2014, o ministério da Saúde já havia enviado 150 mil unidades do medicamento Antimoniato de Meglumina, usado para tratar leishmaniose cutânea, que foi distribuído em hospitais e centros de saúde nas localidades de Hamah, Idleb, Aleppo, zona rural de Damasco, Dierzor e Al- Hassaka. À época foi possível tratar aproximadamente 25 mil pessoas.