Esportes

Brasil enfrenta a Venezuela pelas eliminatórias para a Copa

Quando entrar em campo contra a Venezuela, em Mérida, hoje, às 21h30m (de Brasília), o Brasil já saberá se a vitória o deixará na liderança das eliminatórias sul-americanas da Copa de 2018, na Rússia. Quatro horas antes, o líder Uruguai, com um ponto a mais, terá um desafio maior, contra a Colômbia, em Barranquilla. Numa noite que pode terminar em primeiro, como até, em uma combinação de resultados, cair para quinto, a seleção não terá sua principal estrela, Neymar, suspenso. Para Tite, é hora de o time mostrar maturidade.

? Não concordo quando se fala de ?Neymardependência?. A Argentina, então, precisa só do Messi. Só vão aparecer individualidades se o conjunto estiver forte. Não contar com seu grande atleta é um processo de maturidade da equipe. Há uma série de atletas com qualidade para fazer um bom jogo amanhã (hoje) ? disse o técnico. ? Quando falamos de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, que equipe não sente falta? Todas. Mas quem não gostaria de ter Willian ou outras opções como temos? É o senso de equipe. Se o Brasil ficar na dependência do Neymar é porque tem alguma coisa errada.

Aos 24 anos e somando 49 gols em 73 partidas pela seleção, o atacante do Barcelona é um jogador considerado fominha, termo boleiro que define quem sempre quer estar em campo, mas o cartão amarelo contra a Bolívia provocou dúvidas. Suspenso, Neymar não foi para a Venezuela, numa viagem cercada de cuidados logísticos ? em setembro, o argentino Lionel Messi não viajou para o país, alegando dores no púbis.

Para alguns, a estrela de Neymar brilha até mesmo quando ele não está em campo. O craque estava fora em alguns dos fracassos mais marcantes da seleção, em especial a goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, na Copa do Mundo. Ele estava machucado por ter sofrido entrada violenta de Zúñiga, da Colômbia.

Em jogos oficiais pela seleção, o currículo de Neymar é invejável. São 22 partidas com 14 gols. Com ele, o Brasil venceu 14 vezes, empatou sete e perdeu uma única vez, para a Colômbia na Copa América de 2015. Na derrota, o atacante foi pivô de uma confusão, na qual foi expulso e suspenso por quatro jogos, o que o tirou de outros dois vexames. Na mesma competição, não atuou no empate em 1 a 1 com o Paraguai, nas quartas de final, que terminou em eliminação nos pênaltis. Depois, na estreia nas eliminatórias, também não esteve na derrota do Brasil para o Chile por 2 a 0.

Sem o camisa 10, Tite, ainda em Natal, ajustou o time. Antes barrado contra a Bolívia, Willian será titular. Com isso, Philippe Coutinho atuará pela esquerda, o lado em que joga no Liverpool, e ocupará a função de Neymar. No meio-campo, Paulinho, que estava suspenso, voltará a jogar ao lado de Renato Augusto. A saída de Giuliano, que teve boa atuação, pode ser explicada pela coerência do treinador em manter seus homens de confiança, mas pode ser também a precaução de colocar um jogador mais acostumado à marcação no meio-campo.

FILIPE LUÍS É O CAPITÃO

Para a partida, Tite escalou um novo jogador no seu rodízio de capitães. Dessa vez, o indicado é Filipe Luís, que provavelmente nem sequer seria titular caso Marcelo não tivesse sido cortado por lesão. Um dos destaques da vitória sobre a Bolívia, Filipe Luís caiu nas graças do treinador pela forma como encarou a condição de reserva e seu empenho em cumprir as determinações táticas.

? É alegria, orgulho grande e responsabilidade ? disse Filipe Luís, ontem. ? Jamais, por mais que esteja 12 anos na Europa, deixei de me sentir brasileiro e de me manter informado sobre as notícias que acontecem no Brasil. É o país que eu amo, que escolhi jogar. Pude escolher em 2009 (após convite da seleção espanhola) e escolhi o país (Brasil) que amo.

VENEZUELA X BRASIL

Venezuela: Hernández, Rosales, Ángel, Velázquez e Villanueva; Rincón, Figuera, Guerra, Pablo Añor e Peñaranda; Rondón.

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Juiz: Víctor Carrillo (PER).

Local: Estádio Metropolitano de Mérida.

Horário: 21h30m.

Transmissão: Rede Globo, Sportv e Rádio Globo/CBN.