Política

Brasil e Venezuela são eleitos para Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os dois países são os representantes da América Latina

Nova York – O Brasil e a Venezuela foram eleitos para compor o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas nos anos de 2020-2022. Os dois países foram escolhidos em votação realizada na Assembleia-Geral. Enquanto o Brasil teve apoio de 153 países e obteve a reeleição, a Venezuela foi respaldada por 105 nações e vai substituir Cuba.

Os dois países são os representantes da América Latina. O governo de Costa Rica tentou conquistar um dos assentos, mas obteve apenas 96 votos e ficou de fora. O objetivo do país caribenho era vetar a entrada da Venezuela.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU foi criado em 2006 e escolhe seus 47 membros em votações nas quais participam os 193 países que compõem a Assembleia-Geral. O País já foi eleito para o grupo em 2006, 2008, 2012 e 2016.

A vaga pleiteada pelo Brasil estava praticamente certa até o último dia 3, quando Carlos Alvarado Quesada, presidente da Costa Rica, colocou sua candidatura, como forma de impedir que a Venezuela assumisse um posto no conselho. Apesar da intenção oficial de barrar o governo de Nicolás Maduro, o movimento foi encarado como uma ameaça também à vaga brasileira, cuja relação com outros países-membros da organização tem se desgastado nos últimos meses.