Cotidiano

Brasil e Paraguai adotam horário de verão

Foz do Iguaçu – O anúncio do Ministério de Minas e Energia feito ontem (25) afirmando a manutenção do horário de verão neste ano, fará com o que os moradores ou visitantes das Três Fronteiras entre o Brasil (Foz do Iguaçu), Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Ciudad del Este) fiquem atentos para as mudanças que ocorrerão nos próximos dias. Antes da troca do horário no Brasil, no dia 15 de outubro e que segue até fevereiro do ano que vem, o Paraguai – onde o fuso horário é de uma hora a menos em relação ao Brasil – inicia a medida, adiantando os ponteiros uma hora no domingo dia 1º de outubro, às 0h, seguindo até 26 de março de 2018.

Com isso os dois países terão o mesmo horário durante 15 dias, quando entra em vigor o horário brasileiro. Já a Argentina não adota horário de Verão e deverá ficar uma hora atrasada em relação ao horário do Brasil a partir do dia 15 de outubro.

Em 2016 a maior economia proporcionada pelo horário brasileiro de verão foi o não acionamento das termoelétricas. O consumo de eletricidade do mercado nacional foi atendido estritamente pelas usinas hidrelétricas e outros combustíveis limpos. O governo deixou de desembolsar no período U$ 147,5 milhões em contratação de térmicas. O maior ganho foi na redução da demanda de potência elétrica nos horários de pico.