Esportes

Brasil é campeão olímpico no vôlei, com vitória por 3 a 0 sobre a Itália

O Brasil já tinha sido campeão nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, e 2004, em Atenas

A seleção brasileira masculina de vôlei é de novo campeã olímpica. O time comandado pelo técnico Bernardinho derrotou a Itália na final olímpica no Maracanãzinho por 3 sets a 0, com parciais de 25 -22, 28-26 e 26-24. Foi uma atuação impecável, em que a equipe sentiu a energia do Maracanãzinho lotado, transformado em caldeirão. O Brasil já tinha sido campeão nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, e 2004, em Atenas. O país esteve nas últimas quatro finais olímpicas do vôlei masculino, com medalhas de prata em Pequim-2008 e Londres-2012.

A marca desse time foi a capacidade de reação, depois de um início que deixou dúvidas na torcida e na imprensa, exatamente como no caso da seleção masculina de futebol, que também terminou com o ouro nos Jogos do Rio. Em seu último jogo na primeira fase, contra a França, jogou com a corda no pescoço, porque se perdesse seria eliminado.

201608211425134134_AFP.jpg

Neymar torceu no Maracanãzinho pela seleção brasileira. Quando teve o nome anunciado, o telão mostrou o pênalti decisivo que ele cobrou e que garantiu o ouro no futebol.

O 3º SET

O set que decidiu o título foi marcado pelo equilíbrio. Nenhuma das equipes conseguiu abrir mais do que dois pontos de vantagem. A exemplo do que aconteceu em todo o torneio, Wallace continuou sendo o jogador mais acionado nos ataques. No ponto que decidiu o título, a inversão de rede funcionou, e o jogo acabou num bloqueio duplo de Lipe e Lucão. Os italianos chegaram a pedir um desafio, mas o árbitro confirmou o ponto e o título do Brasil.

O 2º SET

A torcida faz uma festa bonita no Maracanãzinho. E a seleção brasileira corresponde dentro de quadra. O 2º set foi disputadíssimo, ponto a ponto, com as equipes virando suas bolas e mantendo a igualdade até 22 a 22, quando o Brasil conseguiu abrir dois de vantagem e chegar ao set point. Os italianos conseguiram três pontos seguidos e viraram para 25-24. A adrenalina no ginásio aumentou ainda mais. Wallace explorou o bloqueio, numa bola muito espetada na ponta, e empatou, mas em seguida Lucarelli errou o saque. Erro repetido pela Itália, e 26-26. Aí funcionaram o bloqueio de Lucarelli e o saque de Maurício Souza, com erro de recepção da Itália: 28-26 para o Brasil.

O 1º SET

Num começo de jogo tenso, o time brasileiro teve dificuldades na recepção dos potentes saques da Itália. A partir do segunda metade do set, porém, foi o saque do Brasil que começou a funcionar, enquanto a Itália passou a ter dificuldades na recepção e parou nos bloqueios. A seleção brasileira explorou os ataques potentes de Wallace, Lipe e Lucarelli e fechou o set num erro de saque de Zaytsev.