Cotidiano

Brasil é acusado de se defender, rebate Serra sobre defesa do impeachment

Temer Serra.jpgBRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse que o Brasil respondeu em “tom menor” a críticas de que houve golpe no impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, e ressaltou que o país é acusado de se defender. Nesta terça-feira, o Itamaraty enviou uma circular interna orientando que embaixadas brasileiras no exterior combatam os “equívocos” em relação ao processo de impeachment. O Ministério da Defesa também disparou a mesma mensagem a todos os adidos militares nacionais.

– Esse cão é maldoso porque, se a gente atacar, ele reage. Nós somos atacados. Reagimos em um tom menor, não em um tom maior. Somos acusados de nos defender. Se tem ataque, a gente se defende. E instruímos o corpo diplomático inteiro sobre essa questão – disse Serra, citando um provérbio francês.

Itamaraty

Ele ressaltou que o objetivo da mensagem às embaixadas foi para rebater acusações “infundadas”. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, também declarou que sua pasta disparou a mesma mensagem a todos os adidos militares do país.

O texto pede para enfatizar nos contatos com ?interlocutores locais? que ?o processo de impeachment tem natureza eminentemente política e não se confunde com um julgamento penal?, concluindo: ?Essa é a natureza do impeachment em todos os países democráticos que acolhem em suas legislações esse instituto, e não apenas no Brasil?.

A circular cita como ?avaliação equivocada? uma declaração do secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, que diz que ? a presidente só pode ser processada e destituída – revogando mandato popular que a elegeu – por faltas criminais e quando se comprova sua participação dolosa ativa?.
“Declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira, sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil”, diz outro trecho da circular.

Para que os diplomatas brasileiras possam contestar avaliações negativas em relação ao impeachment, o Itamaraty encaminhou uma lista de documentos e declarações proferidas por parte dos dirigentes de organismos internacionais e outros governos estrangeiros.