Esportes

Brasil desafia Rússia no primeiro compromisso no ano do Mundial

Moscou – Numa partida que faz com que o sentimento para a Copa do Mundo 2018 se aflore ainda mais, a seleção brasileira desafia a seleção russa em partida amistosa nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS).

Para primeiro compromisso no ano do Mundial, e justamente no país da competição, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho, o técnico Tite não terá força máxima. E muito por causa da ausência de Neymar, que se recupera de cirurgia no pé.

Além da mudança no meio de campo, o treinador da seleção brasileira promove outras duas alterações na equipe considerada ideal: as entradas de Thiago Silva na zaga no lugar de Marquinhos e de Willian no meio-campo no lugar de Renato Augusto. Já a vaga do camisa 10 será ocupada por Douglas Costa.

A opção pela entrada Willian, que vive ótimo momento com a camisa do Chelsea, tornar a equipe um pouco mais ofensiva para compensar a ausência de Neymar, pois Renato Augusto vem jogando mais recuado como um segundo volante e é um jogador de menos mobilidade do que o atleta da equipe inglesa.

Assim, Tite mandará a campo a seguinte escalação: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Douglas Costa e Gabriel Jesus.

Alisson capitão

Entre estes titulares, destaque também para o goleiro Alisson, que foi confirmado como capitão do Brasil para este duelo contra a Rússia. Esta será a primeira vez que o jogador da Roma exibirá este status de vestir a braçadeira em uma partida da seleção, na qual Tite vem promovendo um rodízio de capitães. Ele será o 15º jogador a desempenhar este papel em 18 jogos do Brasil sob o comando do treinador.

Frio e mais jogos

A previsão do tempo indica um frio intenso na Rússia no horário da partida desta sexta – abaixo de 0ºC, inclusive. Este será o penúltimo amistoso da seleção brasileira antes da convocação da lista final para a Copa do Mundo. Após encarar os russos, o time de Tite terá pela frente a Alemanha na próxima terça-feira, em Berlim (ALE), onde o time nacional reencontrará o adversário que goleou o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014. Tite anunciará em maio os convocados para o Mundial, no qual a seleção vai estrear no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. Antes disso, a equipe brasileira fará dois amistosos, contra Croácia e Áustria nos dias 3 e 10 do mesmo mês, respectivamente.