Esportes

Brasil desafia Bolívia e um tabu de 36 anos em La Paz

La Paz – Com lembranças ruins de La Paz, mas sem a pressão de brigar por uma vaga, o Brasil visita a Bolívia nesta quinta-feira, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. O duelo está marcado para as 17h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, onde além da seleção local os comandados de Tite terão como adversária a altitude de mais de 3.600 metros.

Liderada por Neymar, fenômeno do Paris Saint-Germain, a equipe brasileira vai aterrissar em Santa Cruz de La Sierra (416m de altitude) e só vai para La Paz poucas horas antes do jogo. Tudo em busca do 11º jogo de invencibilidade na competição.

A seleção Canarinho já está classificada para o Mundial da Rússia, enquanto a Bolívia não disputa a competição desde a inédita participação em 1994, quando durante as eliminatórias encerrou a invencibilidade de 40 anos do Brasil na competição classificatória continental.

Aquela vitória, por 2 a 0 no Henando Siles, foi o começo de um tabu: o Brasil nunca mais voltou a vencer em La Paz. A última vitória dos pentacampeões mundiais na cidade em eliminatórias foi em 1981, há 36 anos. Já o último triunfo brasileiro na Bolívia foi em 1985 (há 32 anos), jogando em Santa Cruz de La Sierra.

Além do bom retrospecto em casa, a Bolívia não tem muito a oferecer. O técnico Mauricio Soria já pensa em projetar um novo time para pensar na Copa Qatar 2022. Suspenso, o treinador não vai comandar sua equipe hoje, será substituído pelo auxiliar Alberto Illanes.

As equipes

O técnico Tite está com quase todo o grupo fechado para a Copa, mas ainda realiza testes no elenco. Para os compromissos de hoje e de terça-feira (10) precisou convocar alternativas como Alex Sandro e Jorge para as lesões de Marcelo e Filipe Luis. Além disso, convocou o jovem Arthur, do Grêmio, pela primeira vez. Nesta quinta, a principal novidade no time titular é Thiago Silva na vaga de Marquinhos, até então titular em todos os jogos com Tite na competição. Na esquerda, Alex Sandro será o substituto de Marcelo. Outra novidade é o retorno de Philippe Coutinho à equipe, no lugar de Willian. Na Bolívia, o lateral Marvin Bejarano e os volantes Pablo Escobar e Diego Wayar estão fora por lesão, enquanto os volantes Alejandro Chumacero e Jhasmani Campos são ausências por suspensão.

Bolívia x Brasil – 5/10, às 17h

Carlos Lampe; Gabriel Valverde, Ronald Raldes e Luis Gutiérrez; Diego Bejarano, Leonel Justiniano, Chistian Machado, Raúl Castro e Leonel Morales; Juan Carlos Arce e Marcelo Martins. Técnico: Alberto Illanes

Alisson; Dani Alves, Miranda, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite