Esportes

Brasil conquista o bronze no vôlei sentado feminino

O ginásio do Pavilhão 6, do Riocentro, tremeu na tarde deste sábado com a medalha de bronze da seleção brasileira feminina de vôlei sentado. Na disputa com a Ucrânia, o Brasil venceu, com facilidade, por 3 sets a 0 (25/12, 25/22 e 25/20). A maior pontuadora do jogo foi Janaína com 22 pontos.

A modesta arena se agigantou com a animação do público, que soube usar a estrutura temporária metálica para jogar junto com as meninas. Nem precisava dos animadores e suas músicas, que ficaram famosas nas partidas de vôlei no Jogos Olímpicos, como “Monster Block”. Os torcedores apoiaram com a voz, as mãos e, principalmente, os pés, que produziam sons no choque com o metal, que lembravam a bateria de uma escola de samba.

Na quadra, o Brasil começou atrás, mas logo colocou as coisas em seu devido lugar. A partir do oitavo ponto, tomou a dianteira do primeiro set e aumentou a vantagem até fechar, com extrema facilidade, em 25 a 12, em vinte minutos. No segundo set, o roteiro parecia se repetir. A Ucrânia largou na frente e as meninas assumiram a ponta a partir do sétimo ponto. Daí em diante, no entanto, o jogo ficou muito mais equilibrado, com pequena vantagem para as ucranianas até o 20º ponto. O Brasil tomou a dianteira e fez 2 a 0 (25 a 22), em pouco mais de vinte minutos.

O equilíbrio prevaleceu até metade do terceiro set. A seleção brasileira, no entanto, explorou os erros da adversária e dominou a partir do 15º. Foi só manter a tranquilidade para vencer por 25 a 20.