Cotidiano

Brasil conhece rivais da fase final

Rio de Janeiro – Se depender de tradição, não será fácil. Em sorteio realizado na manhã de ontem em Turim, na Itália, ficou definido que o Brasil enfrentará os Estados Unidos e a Rússia na fase final do Mundial de Vôlei masculino. No outro grupo estão Itália, Polônia e Sérvia. A seleção brasileira estreará amanhã contra os russos, às 12h (de Brasília), e na sexta-feira enfrentará os americanos, no mesmo horário.

Na primeira fase do Mundial, o Brasil venceu quatro dos cinco jogos (passou por Egito, França, Canadá e China) e perdeu apenas para a Holanda – terminou em primeiro lugar no Grupo B, em Ruse, na Bulgária. Depois, na segunda fase, em Bolonha, na Itália, confirmou o favoritismo: superou Austrália, Eslovênia e Bélgica.

Agora, a terceira fase, ainda de grupos, será disputada em Turim, na Itália – mesma sede das semifinais e da decisão. Os seis times da atual etapa são divididos em dois grupos e se enfrentam dentro da chave, apenas. Os dois melhores de cada uma avançam para a semi, que será sábado – a final será domingo.

O Brasil já enfrentou os dois adversários da terceira fase do Mundial na Liga das Nações deste ano. Venceu os Estados Unidos por 3 a 2 e a Rússia por 3 a 1 na fase inicial, mas perdeu para os russos, que foram campeões, por 3 a 0 na semifinal.