Cotidiano

Brasil começa a exportar carne ?in natura? para os EUA

2016 909059036-2008-012389-_20070205.jpg_20160513.jpgBRASÍLIA – Pouco mais de um mês após os Estados Unidos anunciarem a liberação das importações de carne bovina in natura do Brasil, as exportações do produto ao mercado americano já começaram. Dois contêineres foram embarcados, um nesta segunda-feira, de Campo Grande, e outro no domingo, de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul.

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura (Mapa), o contêiner de Campo Grande é da JBS. A carga, informou a empresa, será embarcada no Porto de Itapoá (SC). O carregamento de Bataguassu é de uma planta da Marfrig Global Foods.

Atualmente, 14 estados livres da febre aftosa com vacinação estão aptos a vender carne in natura para o mercado americano. Os EUA já são tradicionais importadores de carne industrializada do Brasil.

Os frigoríficos interessados em exportar carne bovina in natura para o país devem pedir a habilitação ao Mapa. Para tanto é imprescindível que já tenham registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O ministério, então, verifica se a empresa cumpre os requisitos sanitários exigidos pelas autoridades americanas. Caso a empresa atenda a todos as exigências, o Mapa indica o estabelecimento aos EUA, que faz a homologação com base no acordo de equivalência. Depois disso, a exportação é autorizada.