Esportes

Brasil arrasa China no basquete e fará amistoso contra 1º rival dos Jogos

RIO – A seleção brasileira masculina venceu a China por 91 a 50, na tarde deste sábado, em Mogi das Cruzes, e avançou à final do desafio internacional de basquete. Neste domingo, às 14h30m, o time de Rubén Magnano enfrenta a Lituânia, justamente seu primeiro adversário no Grupo B do torneio olímpico. Ao meio-dia, os chineses encaram a Austrália. Os dois jogos serão transmitidos pela Sportv.

O pivô Cristiano Felício, substituto de Anderson Varejão, cortado por lesão, acompanhou o jogo do banco de reservas. Curiosamente, contra os gigantes chineses, que têm quatro jogadores com mais de 2,10m, foi um “baixinho” que se destacou. Considerado reserva da seleção, o armador Alex Garcia, de 1,92m, marcou 15 pontos e roubou cinco bolas. O cestinha brasileiro foi o pivô Augusto Lima, com 16 pontos.

O jogo foi controlado pelo Brasil do início ao fim, tendo sido superior em todos os quartos. Nenê, com 13 minutos em quadra, foi poupado. Para efeito de comparação, a seleção americana enfrentou a seleção chinesa duas vezes na última semana. As vitórias foram por 106 x 57 e 107 x 57.

Contra os lituanos, que, também em Mogi, venceram a Austrália mais cedo por 81 a 68, o Brasil terá o maior desafio de seu período de preparação. Terceira colocado no ranking mundial da Federação Internacional de Basquete (Fiba), a Lituânia venceu duas vezes a Espanha (2ª do mundo) em amistosos disputados em julho, na Europa. O destaque da equipe é o pivô Jonas Valanciunas, do Toronto Raptors.