Cotidiano

Braço do grupo curdo PKK assume autoria de atentado em Istambul

TURKEY-BLAST_-GU931MP80.1.jpg ANCARA – Uma ramificação do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) reivindicou neste domingo a responsabilidade pelo ataque a bomba do lado de fora de um estádio de futebol em Istambul, que matou 38 pessoas e feriu 155.

Em uma declaração em seu site, o grupo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK) disse que realizou os ataques. O TAK assumiu a responsabilidade por outros ataques mortais na Turquia este ano.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, e outras autoridades já haviam dito que os primeiros indícios apontavam para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que realizam uma insurgência de três décadas, principalmente no sudeste turco em grande parte curdo.

Treze pessoas foram detidas e o governo turco prometeu vingança pelos atentados.

– Mais cedo ou mais tarde, teremos nossa vingança, este sangue não será deixado no chão, não importa o preço – disse Soylu em discurso num funeral na polícia de Istambul para cinco dos oficiais mortos.

Soylu também alertou àqueles que oferecem apoio aos agressores nas mídias sociais ou em outros lugares, comentários dirigidos a políticos pró-curdos, que o governo acusa de ter ligações com o PKK, designado como organização terrorista por Estados Unidos, Europa e Turquia.

– Para aqueles que tentam defender os perpetradores…Não há desculpa para isso – afirmou.

Nos últimos meses, milhares de políticos curdos foram detidos, incluindo dezenas de prefeitos e os líderes do Partido Popular Democrático, o segundo maior partido de oposição no Parlamento, acusados de ligações com o PKK.