Cotidiano

BR-163: não há recursos para concluir obra dentro do prazo

Marechal Cândido Rondon – Após divulgação da reportagem pelo Jornal O Paraná, o deputado estadual Ademir Bier entrou em contato com o superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Paraná, José da Silva Tiago, para obter informações sobre a retomada das obras da BR-163 entre Marechal Cândido Rondon e Toledo. Em nota, informou que o processo de retomada da duplicação, parada desde agosto passado, está em andamento.

“O superintendente nos assegurou que as obras estão sendo retomadas. Como as máquinas da empresa foram deslocadas [para outras regiões], há a necessidade de que elas sejam novamente encaminhadas para o trecho. Isso está ocorrendo”, disse o deputado.

Contudo, as informações obtidas pelo deputado com o Dnit levantam uma nova questão: o prazo para a conclusão das obras é imprevisível.

Conforme Bier, o superintendente do Dnit afirmou que há R$ 96 milhões assegurados pelo governo federal para a continuidade dos trabalhos neste ano. Dos quais R$ 49,5 milhões foram anunciados em novembro do ano passado pelo próprio ministro dos Transportes, Maurício Quintella, já empenhados, e outros R$ 47 milhões estariam sendo disponibilizados durante 2018.

Ocorre que, de um trecho de 38,9 quilômetros de duplicação e que vai custar R$ 306 milhões aos cofres públicos, apenas 20% foram concluídos, mesmo assim inacabados. Considerando tudo o que tem para ser feito, faltariam ainda mais de R$ 200 milhões para os trabalhos, isso levando como base um certame vencido em 2014, ou seja, com quatro anos de defasagem orçamentária. A previsão de conclusão da duplicação, de acordo com a Superintendência do Dnit, seria o fim deste ano, prazo que já foi aditivado uma vez, já que, contratualmente, a previsão inicial era para outubro passado.

A reportagem do Jornal O Paraná já questionou o Dnit e o Ministério dos Transportes sobre esse prazo, mas não obteve resposta. Em contato com o deputado, ele admitiu que essas questões não foram tratadas com o superintendente do Dnit, “mas que o assegurado por Tiago é que para este ano há dinheiro para o trecho”, ao se referir aos R$ 96 milhões. Para Ademir Bier, dificilmente a obra será concluída em 2018. “O superintendente nos assegurou que ela está sendo feita de forma gradativa. Ou seja, os trechos concluídos não precisarão de retorno. E como é uma obra de grande complexidade, com grande movimento diário, ele não precisou a data da conclusão. Mas o importante é que esteja sendo executada e que seja concluída o mais breve possível”, concluiu Ademir Bier.

Na construtora responsável pelos trabalhos ninguém quer falar sobre o reinício dos trabalhos nem sobre questões financeiras. No trecho ainda não há qualquer movimentação de trabalhadores ou de maquinário. Apenas mato.