Esportes

Bottas é o favorito da Mercedes para substituir Rosberg em 2017

Após muitas especulações sobre quem seria o substituto de Nico Rosberg na Mercedes, a escuderia alemã finalmente definiu seu principal alvo para ocupar o posto o atual campeão mundial, que se aposentou após o título: o finlandês Valtteri Bottas, da Williams. De acordo com a “BBC Sport”, a atual tricampeã do mundial de construtores encontra resistência por parte da equipe inglesa, mas estaria oferecendo um desconto de 50% no fornecimento de motores – cerca de 10 milhões de euros – pela liberação de Bottas.

Mesmo com a rejeição incial por parte da Williams, a Mercedes estaria insistindo na negociação, pois deseja contar com um piloto experiente para a vaga de Rosberg. O diretor técnico da Mercedes, Toto Wolff, administra a carreira de Bottas, e seria um dos principais interessados na vinda do finlandês, que é visto como um nome que não teria atrito com o tricampeão mundial Lewis Hamilton.

Bottas terminou em quarto lugar no mundial de pilotos em 2014, uma posição acima do então tetracampeão Vettel, e em quinto lugar em 2015, abaixo apenas dos carros da Mercedes e da Ferrari. Este ano, com a Williams mais fraca no mundial de construtores, terminou o ano em oitavo, abaixo dos carros de Mercedes, Red Bull, Ferrari e do mexicano Sergio Pérez, da Force India.

O grande problema na negociação seria o fato de a Williams não ter nenhum nome à altura para o lugar do finlandês. A escuderia já conta com o jovem canadense Lance Stroll, de 18 anos, para o lugar Felipe Massa, e não estaria disposta a aceitar o alemão Pascal Wehrlein, piloto de testes da Mercedes e que estreou este ano na Fórmula-1 pela Manor, como substituto de Bottas. Com a eventual abertura de vaga na Williams, até mesmo o brasileiro Felipe Nasr, que não renovou com a Sauber e atualmente está sem equipe, é especulado na equipe inglesa.

CARLOZ SAINS JR. É ALTERNATIVA

Do lado da Mercedes, a contratação de Bottas é vista como a melhor chance de trazer um piloto mais rodado na F-1. Caso a escuderia não possa contar com o finlandês em 2017, o nome de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, aparece como uma alternativa.

Apesar de jovem, o espanhhol de 22 anos já corre há duas temporadas na F-1, e o bom ano de 2016 com a Toro Rosso, equipe pela qual fez 46 pontos e terminou o mundial de pilotos na 12ª posição, pesa a favor de Sainz.