Cotidiano

Botox preventivo vira tendência entre jovens de 20 a 30 anos

A geração das selfies é extremamente obcecada por uma foto perfeita, por isso a pele impecável é uma ambição. Essa premissa explica a tendência global do aumento da procura de procedimentos preventivos, como a aplicação da toxina botulínica, em jovens de 20 a 30 anos.

O botox preventivo virou um trend no mundo da beleza: “O conceito da aplicação antecipada da toxina botulínica é o de tratar os músculos faciais que você usa com mais frequência, a fim de evitar a formação de rugas. Popular entre os jovens, hoje em dia esse é apenas um dos procedimentos adicionados à rotina, como depilação, coloração do cabelo, tratamentos faciais…", explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A tendência é global e estatísticas anuais da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos relata que, desde 2010, a aplicação da toxina botulínica aumentou 28% entre jovens de 20 a 29 anos de idade. Nos Estados Unidos, inclusive, pesquisas recentes detectaram a intenção de utilização de toxina botulínica de duas a três vezes por ano pelos jovens desta faixa.

Aqui, no Brasil, estima-se que o crescimento em número de procedimentos dermatológicos realizados entre os pacientes de 20 a 29 anos chegou a 30%. Esse novo paciente “adiantado” explica também o aumento acentuado dos procedimentos não invasivos, como reforça o Censo 2016 da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica): nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390%, enquanto as cirurgias para fins estéticos cresceram apenas 8%.

Não há idade exata para iniciar os procedimentos com a toxina, segundo os médicos, mas, se o paciente está começando a ver traços de linhas em seus vinte e poucos anos ou 30, ele tem a opção de realizar esse procedimento. “Se alguém é expressivo com o rosto e propenso a obter linhas, deve considerar a possibilidade de explorar um neuromodulador preventivo. Quanto mais tarde você começar, mais difícil será alcançar os resultados ideais”, diz a dermatologista.

Como funciona o “botox preventivo”

A Toxina Botulínica Tipo A é um neuromodulador que funciona como um "relaxante muscular seletivo" para reduzir as rugas dinâmicas do movimento, de acordo com a dermatologista Valéria Marcondes. “Essa proteína é produzida por uma bactéria e ela paralisa temporariamente os músculos”.

A prevenção do aparecimento das rugas, com o uso da toxina botulínica, é mais indicada quando a paciente possui pele clara, fina, expressões faciais muito fortes e faz careta involuntária o tempo inteiro, por exemplo. A dermatologista Valéria menciona que a aplicação do componente em pacientes com menos de 30 anos é feita em casos específicos. “São situações em que notamos nessa paciente uma característica ou tendência de que ela apresentará ou já tem linhas finas ou rídulas [primeiros sinais de envelhecimento na pele]”, explica.

Um grupo que geralmente procura esse tratamento, de acordo com a dermatologista, são as pessoas com olhos claros, pois elas costumam, naturalmente, fazer contração na presença da luz. “O paciente acaba fazendo o movimento involuntário de contrair a pupila, o que faz com que o músculo ao redor dos olhos se contraia também e comece a formar, por conta disso, as rugas. Então, em alguns casos – quando nós temos essas características – existe sim a indicação”, destaca. “É importante notar também o músculo entre as sobrancelhas, especialmente na expressão facial, em situações quando a pessoa está preocupada ou prestando atenção em algum assunto. Muitas vezes, ela faz o movimento e isso não tem correlação com a idade, então temos uma demarcação dessa ruga precocemente. Nesse caso também, o paciente vem ao consultório apenas para aplicar a toxina botulínica na musculatura entre as sobrancelhas”.

Cuidados importantes

Aos pacientes que desejam fazer a aplicação, é importante lembrar, contudo, que o profissional mais indicado para a realização do procedimento é o médico dermatologista ou o cirurgião plástico, para evitar desastres e exageros com uma imagem fake e um rosto congelado. “Se não existe qualquer sinal da necessidade da toxina, a aplicação deve ser evitada até que se faça necessária. Quanto aos resultados de pacientes orientados e tratados com a toxina, eles devem ser sutis e naturais e o procedimento não será perceptível se for injetado em pequenas doses e por um dermatologista experiente. Os resultados vão desde uma aparência mais descansada, com sobrancelhas mais definidas e olhar mais jovem”, orienta a médica dermatologista Valéria Marcondes.