Esportes

Botafogo vence o Cruzeiro no Mineirão com mais um golaço de Camilo

201609041635305950.jpg-GED2T6V40.1.jpg

Dezenove anos de jejum foram deixados para trás neste domingo no Mineirão. Com um time muito modificado, mas que mostrava se conhecer e saber quando podia arriscar, o Botafogo venceu o Cruzeiro por 2 a 0. Foi a quarta vitória do time em cinco jogos comandado por Jair Ventura no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o alvinegro chega aos 35 pontos e, ao menos momentaneamente, à oitava posição na tabela ? Ponte Preta e Fluminense, com 34, ainda podem passar.

TABELA: Jogos e classificação da Série A

O jogo era um reencontro após a goleada por 5 a 2 sofrida pelo Botafogo na Copa do Brasil, jogando em casa, na Ilha do Governador ? a partida de volta é no dia 21. Em relação àquela partida, em que o time esteve completo, eram quatro jogadores diferentes no alvinegro. Lesionados, Luís Ricardo, Rodrigo Lindoso e Aírton foram substituídos pelos improvisados Emerson Santos, zagueiro na lateral, e Diogo Barbosa, lateral no meio-campo, além do volante Dudu Cearense. As mudanças técnicas eram na zaga em que a dupla Renan Fonseca e Emerson Santos deu lugar a Carli e Emerson Silva.

Mesmo com improvisos, o alvinegro era competitivo. Num primeiro tempo equilibrado, os times dividiram o controle de posse de bola, mas foi o Cruzeiro quem mais pressionou, especialmente a partir dos 30 minutos. Entretanto, as chances mais claras de gol foram do alvinegro. Aos 15, Victor Luís chutou de longe e a bola passou muito perto do gol de Rafael. Aos 44, em belo passe de Camilo, Neílton ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou mal, facilitando a defesa.

O Botafogo voltou para campo sem o artilheiro do campeonato, quando Sassá foi substituído por Canales. E levou sufoco no início da segunda etapa, quando Sidão fez duas boas defesas antes do 15 minutos. Assim como aconteceu antes do intervalo, no entanto, o alvinegro aparecia menos, mas, quando chegava, era com perigo. E, aos 20, em cochilo da defesa do Cruzeiro,Victor Luís tocou para Canales, livre na área, abrir o placar.

A frente no placar, o Botafogo passou a se preocupar mais com a defesa e, para dar gás no contra-ataque, Rodrigo Pimpão entrou no lugar de Neílton, aos 21. No ataque, o alvinegro continuou eficiente. Aos 34, após cruzamento de Victor Luís, Camilo pegou de primeira e fez um lindo gol para ampliar: 2 a 0. Aos 46, o Cruzeiro quase diminuiu. Lucas estava em impedimento, mas não tocou na bola, que foi finalizada para a rede de Sidão por Ábila. O juiz, no entanto, invalidou o lance.