Esportes

Botafogo vence Juazeirense, mas não evita jogo da volta na Copa do Brasil

O Botafogo deixa Juazeiro, na Bahia, com uma vitória e duas preocupações. Uma delas, o fato de o 2 a 1 sobre o Juazeirense não ter eliminado o jogo de volta, na próxima quinta-feira, em Los Larios. Um empate levará o alvinegro à terceira fase da Copa do Brasil. A outra, a contusão de Jefferson, que deixou o jogo aos 12 minutos do segundo tempo e tentará se recuperar para estrear no Brasileiro, domingo, contra o São Paulo.

Entre desfalques e precauções com jogadores desgastados, a mudança de quase meio time em relação à formação da final do Estadual fez o Botafogo perder rendimento, mas correr poucos riscos no primeiro tempo. O destaque do time era Leandrinho, posicionado pelo lado esquerdo, mas constantemente tentando construir jogadas também pelo centro do campo.

O caminho parecia aberto para o Botafogo vencer por dois gols de vantagem. Aos nove minutos, um desarme sofrido por Leandrinho virou, involuntariamente, passe sob medida para Neílton marcar.

No entanto, com o passar do tempo o time demorou a criar novas situações de gol. Era seguro defensivamente, ameaçado apenas numa cobrança de falta que passou perto do travessão de Jefferson, mas falhava no último passe. Tanto que foi somente aos 36 minutos, em bola de Neílton para Sassá, na área, que o alvinegro voltou a ameaçar o gol rival. Mas Sassá finalizou mal e desperdiçou.

O segundo tempo, que começou com o aparente sinal de que a vaga seria garantida por antecipação e com tranquilidade, trouxe também más notícias. Eram três minutos quando uma falta ao lado da área acabou no gol de cabeça do zagueiro Emerson Silva. Mas a tranquilidade parou por aí. Primeiro, Jéfferson pediu substituição, aos 12 minutos. Contou que uma contusão sentida antes do jogo, ainda no aquecimento, o fez jogar todo o primeiro tempo com dormência no braço.

Para piorar, o reserva Helton Leite sofreu, aos 22, o gol de Alex Travassos, em bola aparentemente defensável. Em seu pior momento na partida, o Botafogo passou a ceder chances ao rival. E Helton Leite se redimiu com duas ótimas defesas. No fim, Luís Henrique, em cabeçada defendida por Tigre, perdeu grande chance de classificar o alvinegro.

JUAZEIRENSE 1 X 2 BOTAFOGO

Juazeirense: Tigre, Alex Travassos, Emerson, Ricardo Braz e Deca; Capone, Diego Teles (Tony Galego), Everlan e Wanderson (Gian Lucas); Sassá e Nino Guerreiro (Ebinho).

Botafogo: Jéfferson (Hélton Leite), Diego, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Leandrinho e Neílton; Salgueiro (Marquinho) e Sassá (Luís Henrique).

Gols: 1T: Neílton aos 9m; 2T: Emerson Silva aos 3m, e Alex Travassos aos 22m.

Juiz: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE).

Cartões amarelos: Alex Travassos, Deca, Nino Guerreiro, Sassá (Juazeirense), Rodrigo Lindoso e Emerson Silva.

Local: Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro do Norte (BA).