Esportes

Botafogo joga pelo empate contra o Olimpia para chegar à fase de grupos

RIO, 21 (AG) – Não parece, mas o Botafogo ainda nem chegou à fase de grupos da Libertadores. Quem só olhar para os adversários que o alvinegro enfrentou até aqui pode pensar que a equipe já está nas fases finais – foram dois dos clubes mais tradicionais dos seus países, com participação frequente no campeonato. Isso representa uma dificuldade para a classificação desta quarta-feira à noite contra o Olimpia, em Assunção, no Paraguai, mas também significa que a equipe terá sido testada contra alguns dos maiores clubes do continente caso chegue à fase de grupos.

O Colo-Colo, adversário anterior do Botafogo, participou 32 vezes da competição, jogou duas finais e faturou um título. Já o Olimpia tem três títulos de Libertadores, quatro vice-campeonatos e impressionantes 39 participações. Para efeito de comparação, é mais do que o dobro do clube brasileiro com mais disputas: o São Paulo, que tem 18. E mais: a equipe é forte em casa. A última vez que foi eliminada no tempo regulamentar na Libertadores disputando o segundo jogo em seu próprio campo foi em 1969, contra o Peñarol.

Nas disputas subsequentes, as eliminações em casa foram sempre nos pênaltis – e o time não perdeu no tempo normal em nenhuma. Depois de vencer por 1 a 0 no Rio, na semana passada, basta ao Botafogo um empate nesta quarta-feira, às 21h45m.

O treinador Jair Ventura reconhece o desafio representado pelo adversário, mas não perde a confiança:

– É uma equipe muito competitiva, que sabe jogar o torneio, tricampeã da Copa Libertadores. É claro que me preocupa muito. Mas nós os estudamos bastante – amenizou.

Até agora, o Botafogo enfrentou, somados, clubes com quatro títulos e nove finais de Libertadores. É bem diferente do próprio Botafogo, que está na quinta participação no torneio, e cuja melhor campanha foi a semifinal em 1963, quando foi eliminado pelo Santos.

Caso se classifique nesta quarta-feira, o time carioca enfrentará situação bem diferente da que passou antes da estreia na competição, quando havia incerteza devido à falta de entrosamento e do pouco tempo de preparação, já que manteve poucos titulares do ano passado e o primeiro duelo contra o Colo-Colo foi apenas o terceiro jogo oficial do clube na temporada.

A experiência conquistada até aqui será necessária: o grupo 1, do qual o Botafogo fará parte se passar pelo Olimpia, já conta com Atlético Nacional, da Colômbia – vencedor da última edição -, Estudiantes (Argentina) e Barcelona de Guayaquil (Equador). Essas três equipes, somadas, têm seis Libertadores na sala de troféus e chegaram a dez finais.

Mesmo assim, para Jair Ventura, a experiência adquirida e as dificuldades superadas até aqui pelo alvinegro serão úteis para a equipe hoje à noite:

– Nosso time teve pouco tempo de preparação e passou pelo Colo-Colo, uma equipe extremamente qualificada, que nos deu muito trabalho. Agora, temos outro gigante da América pela frente. É um clássico, então, tudo pode acontecer. Vamos fazer de tudo para passar. É uma final.

Como se os adversários não fossem desafio suficiente, o Botafogo entrará em campo com alguns desfalques. Montillo, principal reforço do time em 2017, que sentiu a panturrilha direita no primeiro jogo, nem viajou para o Paraguai. Já o lateral-direito Jonas foi suspenso por ter tomado três cartões amarelos.

Para o lugar do argentino, o treinador Jair Ventura pode escalar João Paulo, que atuou contra o Colo-Colo quando Camilo estava lesionado. Já para substituir Jonas, a opção mais cotada é o deslocamento do zagueiro Marcelo para a lateral, onde ele já jogou nas divisões de base, e a entrada de Joel Carli na zaga. O argentino atuou em apenas um jogo esta temporada, contra o Boavista, no último domingo. Ele teve uma contratura muscular na pré-temporada. Na primeira partida contra o Olimpia, ficou no banco de reservas, mas não entrou em campo.

Outra dúvida é no gol. O goleiro Gatito Fernández já está recuperado do problema muscular que o tirou dos três últimos jogos do Botafogo. Entretanto, não se sabe se Jair escolherá escalá-lo como titular nesta quarta-feira à noite, já que a fase de Gatito antes da lesão não era das melhores, e o reserva, Helton Leite, deu conta do recado enquanto o substituiu.

Nesta terça-feira, o técnico fez mistério e fechou o treino à imprensa. Vale tudo para surpreender o Olimpia e seguir mais vivo do que nunca na Libertadores.

Ficha do jogo:

Olimpia: Azcona, César Benítez, Pellerano, Cañete e Fernando Giménez; Riveros, Richard Ortiz, Fernández e Julián Benítez; Mouche e Montenegro (Roque Santa Cruz).

Botafogo: Gatito Fernández (Helton Leite), Marcelo (Marcinho), Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Lindoso).

Juiz: Julio Bascuñán (CHI).

Local: Defensores del Chaco.

Horário: 21h45.

Transmissão: Globo, Sportv e Rádio Globo