Esportes

Botafogo estreia no Carioca com derrota para o Madureira

201701251727223753.jpg-GF233C17U.1.jpg

Para quem vai ter uma partida decisiva da Libertadores em uma semana, o Botafogo não poderia ter estreia pior na temporada e no Carioca. Na tarde desta quarta-feira, em Moça Bonita, o time mostrou muita dificuldade em invadir a área do Madureira e perdeu para o Madureira por 2 a 0. Um dos gols foi marcado por Souza, antigo algoz dos tempos de Flamengo, que voltou ao futebol após um ano longe dos gramados.
O alvinegro entrou em campo com uma formação muito semelhante à utilizada na temporada passada, com os mesmos três volantes, Bruno Silva pela direita, Aírton no centro e Rodrigo Lindoso pela esquerda. No ataque, Roger fez o papel de centroavante, mas apareceu menos na partida do que Sassá, que só entrou aos 26 do segundo tempo. Além dele, os outros estreantes foram o goleiro Gatito Fernández, o lateral-direito Jonas e o meia Montillo.
Antes mesmo dos reforços, quem apareceu no início do jogo foi Renan Fonseca. Sem Carli, Jair Ventura entrou com o zagueiro ao lado de Emerson Silva. Um dos jogadores mais criticados do elenco no Brasileiro no ano passado, ele demonstrou insegurança. Aos 9, pelo seu lado da defesa, Douglas Lima quase marcou. Aos 15, foi driblado com facilidade.

A expectativa maior era por Montillo. O argentino até tentou algumas jogadas e deu um bom chute de fora da àrea. A bola passou à esquerda do gol de Rafael, mas caprichosamente saiu. Após boa impressão nos primeiros 20 minutos, ele caiu com o restante da equipe, que era incapaz de chegar à área com a bola rolando. As melhores chances aconteceram em chutes de fora da área ou em bolas levantadas.
Lateral que veio do América-MG, Jonas foi o reforço que mais apareceu, embora tenha tido uma atuação irregular. Ele apareceu duas vezes com perigo no ataque. Aos 8, bateu falta com categoria e quase marcou. Aos 37, usou a perna esquerda para chutar de fora da área. A bola passou à esquerda do gol do Madureira. Apesar da participação ofensiva, o time parecia exposto pelo seu lado no primeiro tempo.
Roger também teve sua chance, talvez a principal do time na primeira etapa. Em jogada ensaiada, aos 20, Montillo levantou para Emerson Silva escorar de cabeça na entrada da pequena área, onde estava Roger para cabecear. O goleiro Rafael espalmou para evitar o gol.

TORCIDA GRITA ‘OLÉ’
O alvinegro voltou para o segundo tempo sem substituições. Jair também não conseguiu mudar a maneira pouco criativa que o time atuava. Se o 0 a 0 já parecia bom para o Madureira, a partida melhorou quando, aos 24, Souza – que entrou no segundo tempo – escorou de cabeça para o gol um cruzamento de Ruan.
Com o gol contra, Jair mudou pela primeira vez. Aos 26, Sassá – artilheiro do time no Brasileiro passado – entrou no lugar de Aírton e em sua primeira jogada criou perigo e finalizou para defesa de Rafael. Mas a situação piorou quando, aos 33, Souza com tranquilidade na área passou para a entrada de Geovane Maranhão, ex-Botafogo, tocar com categoria para o gol: 2 a 0.
Na área técnica, Jair colocou a mão no rosto. Em seguida, fez duas mudanças. Primeiro, saiu o meia Rodrigo Lindoso para a entrada do meia Leandrinho. Depois, o atacante Vinícius Tanque entrou para a saída de Rodrigo Pimpão. Apesar da formação com três atacantes, o Botafogo não conseguiu ter sucesso na tentativa de abafar o adversário e ainda teve que ouvir “Olé” da pequena torcida do Madureira presente em Bangu.