Cotidiano

Boris Johnson: Reino Unido continuará sendo uma grande potência europeia

LONDRES — Líder da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o ex-prefeito de Londres Boris Jonhson voltou a repetir nesta sexta-feira que é hora de retomar o controle e que o país continuará sendo uma grande potência europeia. Em seu discurso após o anúncio do resultado do referendo, que deu vitória ao Leave (de sair), ele afirmou que a realização do referendo era “certa e inevitável’.

— (O referendo) Era sobre o direito das pessoas de elegerem pessoas que tomam decisões importantes em suas vidas — afirmou em entrevista coletiva. — Eles decidiram votar para retomar o controle.

Boris Johnson homenageou o primeiro-ministro David Cameron, a quem chamou de um “homem corajoso e de princípios” e elogiou o seu “conservadorismo compassivo”. Ele também agradeceu a Cameron pela realização do referendo.

Boris Johnson é o favorito para suceder David Cameron como primeiro-ministro, disse a casa de apostas Ladbrokes em um comunicado nesta sexta-feira.

Cameron disse que iria deixar o cargo em outubro depois que os eleitores ignoram seus apelos para permanecer na União Europeia e votaram para deixar o bloco.