Cotidiano

Boris Johnson acusa iranianos e sauditas de travar guerras através de terceiros

LONDRES ? O ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, acusou a Arábia Saudita e o Irã de fazer um ?teatro de marionetes? e travar guerras ?por procuração?, informou o jornal ?The Guardian? nesta quinta-feira, declarações das quais seu governo se desvinculou.

Em uma conferência em Roma na semana passada, Johnson, que no domingo visitará Riad, classificou de tragédia o fato de os políticos usarem a religião para seu benefício.

Estas duras críticas de um representante do governo britânico a um aliado como a Arábia Saudita são incomuns e foram filmadas e divulgadas no site do ?Guardian?.

? Estas são opiniões do ministro das Relações Exteriores. Não são do governo ?declarou um porta-voz do executivo de Theresa May. ? Johnson estará na Arábia Saudita no domingo. Terá a oportunidade de precisar a visão que o Reino Unido tem de sua relação com a Arábia Saudita.

As declarações foram divulgadas justo quando May retorna de uma cúpula no Bahrein na qual prometeu fortalecer os laços com os países do Golfo, incluindo a Arábia, e ajudar a repelir as agressões iranianas.

? Há políticos que retorcem e abusam da religião e das diferentes cepas da mesma religião para fazer seus objetivos políticos avançarem ? disse Johnson durante conferência sobre o Mediterrâneo. ? Este é um dos maiores problemas políticos em toda a região. E a tragédia para mim, e por isso existem estas guerras por procuração todo o tempo na zona, é que não há lideranças suficientemente fortes nestes próprios países.

Johnson afirmou que não há líderes suficientemente grandes ?para transcender seus grupos xiitas ou sunitas?.

? Por isso existem os sauditas, o Irã, todo o mundo, intervindo, fazendo um teatro de marionetes e travando guerras por procuração.