Esportes

Boris Becker diz que Djokovic não vinha se dedicando aos treinos

No dia seguinte ao término da parceria com Novak Djokovic, Boris Becker, agora ex-técnico do atual número 2 do mundo, falou ao “Sky Sports” sobre a queda de rendimento de Djoko no segundo semestre de 2016, em que o sérvio não conquistou títulos de grande experessão e perdeu o posto de número 1 do mundo para Andy Murray. Becker revelou que o sérvio passou a se dedicar menos aos treinos após conquistar, pela primeira vez na carreira, o título de Roland Garros, o único Grand Slam que lhe faltava. Ele avalia que essa postura teve relação direta com sua queda de rendimento.

O alemão, que foi um dos maiores tenistas de sua geração, conquistando seis Grand Slams e chegando à liderança do ranking mundial, ressaltou que Djokovic perdeu o foco que o fez dominar o circuito nos últimos anos.

– Nossas mãos estavam atadas porque ele não estava trabalhando o quanto nós queríamos. Ele não gastou muito tempo treinando nos últimos seis meses, fez menos do que deveria e sabe disso. O sucesso não vem apenas apertando um botão, você precisa trabalhar ao máximo pois seus oponentes estão fazendo isso – disparou.

Ainda assim, Becker disse que a parceria acabou de maneira amigável, e fez um balanço positivo das conquistas que teve ao lado do tenista sérvio. Ele acredita que, em 2017, Djokovic irá recuperar a concentração que lhe faltou nos últimos meses, e crava que o agora número 2 do mundo vai recupear o topo do ranking.

– Tenho certeza que o fato de Andy Murray ter alcançado o número 1 deve ter doído, assim como perder a final do US Open contra Stan. Estou convencido de que ele vai retomar a liderança no próximo ano e voltará a ser dominante, mas para isso vai precisar trabalhar mais – analisou.