Cotidiano

Bono: 'Não existe lugar onde as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens'

bono.jpgRIO ? Na noite desta terça-feira, o cantor e compositor Bono, líder do U2, foi homenageado pela revista “Glamour” após ter sido o primeiro homem a vencer o prêmio Mulher do Ano, anualmente concedido pela publicação. Links Bono

Depois de ser apresentado no palco do evento pela atriz Amy Poehler e fazer piadas lendo, no Twitter, algumas mensagens maldosas sobre a escolha, Bono falou sobre o papel que o homens tiveram na criação e na propagação do sexismo. “Não existe um lugar na Terra onde mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens. E, a menos que a gente resolva esse problema, homens e mulheres juntos, nosso mundo continuará neste caminho misógino, violento e empobrecido”, disse ele.

Boa parte de seu discurso ecoou a campanha da organização ONE, da qual é porta-voz e cofundador, que, no ano passado, trabalhou para divulgar o movimento “Pobreza é sexista” e dar luz às mulheres de baixa renda que não têm acesso a educação.

“A pobreza é pior para mulheres e meninas”, continuou Bono. “Nega a elas elementos essenciais como direitos humanos e saúde, assim como uma saida através da educação e das oportunidades. Elas podem trabalhar na terra, mas não podem tê-las. Elas podem ganhar o dinheiro, mas não podem bancá-lo”.

O músico aproveitou a oportunidade para convocar Donald Trump a reconhecer e abandonar seus modos sexistas: “Então, eu digo ao presidente eleito: olhe para as mulheres. Faça da igualdade uma prioridade. É a única maneira de se avançar. O trem está deixando a estação. Esteja nele ou sob ele”.

O discurso de Bono pode ser assistido na íntegra no vídeo abaixo, a partir de 1h27m30s: Discurso Bono