Cotidiano

Bono é o primeiro 'Homem do Ano' da revista americana 'Glamour'

NOVA YORK ? O vocalista do U2, Bono, ganhou mais uma homenagem: Ele é o primeiro “Homem do Ano” da revista americana “Glamour”. Na terça-feira à noite, a publicação anunciou que o cantor e ativista humanitário será o primeiro homem, em todos os 36 anos da revista, a receber a honraria, concedida junto com a lista de Mulheres do Ano. Bono

Em seu site, a “Glamour” disse que sempre evitou incluir homens na lista porque “a tribo que queremos exaltar é a das mulheres”. Entretanto, “quando um rock star que poderia fazer qualquer coisa da vida decide focar nos direitos das mulheres e meninas pelo mundo ? bom, é um feito louvável. Temos orgulho em anunciar que esse rock star, Bono, é o primeiro Homem do Ano”, completou.

Em 2015, Bono criou a campanha “A pobreza é machista”, voltada à assistência das mulheres mais pobres do mundo por meio de um acesso melhor a educação, serviços de saúde e oportunidades de negócios. A iniciativa é da organização ONE, que ele ajudou a fundar em 2004 para combater a pobreza e doenças na África.

Bono agradeceu à revista pelo prêmio por meio de uma nota, em que afirma que “a luta pela igualdade de gênero não pode ser vencida a menos que ela seja encampada por homens, ao lado das mulheres. Grande parte da responsabilidade é nossa, então temos que nos envolver com as soluções. Podemos fazer muito mais do que achamos possível. Os líderes devem prestar contas a todos nós. Se eles não dão o devido amparo a mulheres e meninas, usem seus votos para que eles saiam do governo”.

As Mulheres do Ano da “Glamour” são a cantora Gwen Stefani, a medalhista olímpica Simone Biles, as fundadoras do movimento Black Lives Matter, a presidente do FMI Christine Lagarde, a pop star Zendaya, a estilista italiana Miuccia Prada, a ativista de direitos humanos curda Nadia Murad e a modelo plus-size Ashley Graham.