Cotidiano

Bonamigo define ações prioritárias a Céu Azul

Ele vai atuar inicialmente no tripé saúde, educação e geração de empregos

Céu Azul – De família humilde e filho de carpinteiro, Germano Bonamigo, que já foi engraxate na rodoviária e boia-fria, terá pelos próximos quatro anos a missão de governar o município de Céu Azul. Considerado um dos principais empreendedores da cidade, atuando no ramo de alimentação, Bonamigo tem como principal desafio na gestão potencializar três áreas consideradas por ele como estratégicas: saúde, educação e geração de empregos. Bonamigo foi eleito prefeito com 52,8% dos votos válidos, ou seja, totalizando 3.696.

Diante do momento de crise e recessão que assola o País, Germano Bonamigo decidiu que nesses primeiros meses de governo vai nomear apenas três nomes para ocupar as secretarias da saúde, educação e finanças. “É preciso sentir primeiramente o quanto vamos conseguir arrecadar para colocar em prática nosso plano de ação e de governo”, disse o prefeito eleito de Céu Azul. Para nomear os secretários, Bonamigo antecipa que fará uma escolha técnica e pautada na capacitação de cada secretário. “Não vou fazer política, mas sim administrar o município para o povo””, afirma ele.

Bonamigo já foi vice-prefeito de 2005 a 2008, na gestão do então prefeito Rogério Pasquetti. Natural de Jaborá (SC), Germano Bonamigo, 62 anos, é casado com Naci Blauth Bonamigo. Do casamento, nasceram três filhos, uma in memorian e duas atuam como fisioterapeutas. Para desenvolver ainda mais Céu Azul, Germano cita que as parcerias serão fundamentais nesse processo. “Dentro desse contexto, é indispensável a participação da associação comercial e demais segmentos da sociedade para garantir renda e emprego aos munícipes”.

Acolhedor

Na saúde, a proposta do novo governo é garantir um atendimento acolhedor à população. “Temos infraestrutura, médicos e especialidades para suprir as principais carências da população na saúde”. A educação em tempo integral é outro desafio, inclusive com o modelo já preparado e que será iniciado no bairro União, o mais populoso do município. “Vamos readequar o espaço físico da escola daquele bairro e posteriormente, expandir o projeto para outras escolas”.

Empregos

 Em relação à geração de empregos, a meta inicial é fortalecer a Secretaria de Indústria e Comércio, sempre com a participação da Acica (Associação Comercial e Industrial de Céu Azul). “Oferecer cursos profissionalizantes para capacitar e preparar a mão de obra para o mercado de trabalho também é fundamental em todo o processo de desenvolvimento de Céu Azul”, comenta Bonamigo, citando ainda a posição estratégica do município favorecido pelo corredor garantido pela BR-277.

Sobre a Câmara de Vereadores, o prefeito eleito pretende discutir antecipadamente todos os projetos a serem encaminhados pelo Executivo, com o propósito de ouvir sugestões de melhorias, estreitando a relação entre Executivo e Legislativo.