Cotidiano

Bombeiros resgataram 215 pessoas com vida de escombros na Itália

ROMA ? Desde que um forte terremoto devastou na madrugada de quarta-feira a região central da Itália, os bombeiros já conseguiram salvar 215 pessoas sob os escombros dos prédios derrubados, segundo autoridades locais. O número de vítimas fatais chega nesta quinta-feira a 250, enquanto outras centenas ficaram feridas. Os intensos esforços de busca vêm sendo prejudicados por centenas de novos tremores que atingiram a região nas últimas horas.

Mais de quatro mil trabalhadores buscam sobreviventes. Acredita-se que dezenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros. As cidades mais afetadas pelo abalo foram Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto.

Em entrevista à rádio BBC, Giovanni Coviello, um comandante regional dos guardas florestais, afirmou que a esperança de encontrar mais pessoas com vida estava diminuindo. Segundo ele, as buscas poderiam ser suspensas à noite.

? Eu acho que eles podem sobreviver por mais 12 ou 15 horas, mas no final desta tarde, vamos parar as buscas, porque não vamos ter chance de encontrar pessoas vivas.

O último sobrevivente do terremoto de Áquila, em 2009, foi resgatado depois de passar 72 horas sob os escombros. Outros funcionários de resgate se recusaram a dizer quando iriam interromper os trabalhos.

? Vamos trabalhar incansavelmente até a última pessoa ser encontrada, e certificar-se de que ninguém está preso ? disse Lorenzo Botti, um porta-voz da equipe de resgate.

O tremor de magnitude 6,2 atingiu uma área que reúne várias pequenas cidades italianas a 140 quilômetros a leste de Roma, enquanto a maioria das pessoas dormia, destruindo centenas de casas.

De acordo com o premier Matteo Renzi, 368 pessoas feridas foram hospitalizadas na noite de quarta-feira. Entre as vítimas estão muitas crianças. mapa-terremoto-italia