Cotidiano

Bombardeio mata 'ministro da Informação' do EI, diz Pentágono

201512071157464764_AP.jpg

WASHINGTON – O “ministro da Informação” do Estado Islâmico (EI), Wa’il Adil Hassan Salman al-Fayad, foi abatido em um bombardeio aéreo da coalizão antiextremista, informou o Pentágono nesta sexta-feira. O ataque ocorreu em 30 de agosto, perto de Raqqa, capital dos jihadistas na Síria.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, disse que o extremista de alto perfil havia, entre outras tarefas, supervisionado a produção de vídeos que mostravam torturas e execuções. Além disso, seria um “colaborador próximo” do número dois do grupo, Abu Mohammed al-Adnani. Este último também teria sido abatido em 30 de agosto em outro lugar.

? Era um membro importante do grupo dirigente do EI, a Shura ? indicou o porta-voz.

Os Estados Unidos e a coalizão levam adiante uma campanha para eliminar os comandantes do grupo Estado Islâmico, com o objetivo de desorganizar os extremistas e acelerar sua derrota no Iraque e na Síria.

? A eliminação dos líderes do EI enfraquece sua capacidade para manter seu território e sua capacidade de planejar, financiar e comandar ataques no Irã, Síria e no resto do mundo ? afirmou Cook.