Cotidiano

Bombardeio contra escola mata 10 crianças no Iêmen

201608120810320190_AFP.jpg

SANÁ ? Ao menos 10 crianças morreram e 28 ficaram feridas em um ataque aéreo contra uma escola na cidade de Haydan, no norte do Iêmen, neste sábado. O bombardeio foi atribuído à coalizão liderada pela Arábia Saudita, que combate rebeldes xiitas hutis naquele país. A acusação foi negada por militares sauditas, que alegam terem atacado um campo de treinamento de jihadistas.

LINK IEMEN

? Vimos dez crianças mortas e 28 feridas, todas menores de 15 anos, vítimas de ataques aéreos em uma escola islâmica ? disse Malak Shaher, porta-voz da organização Médicos Sem Fronteiras, em entrevista à AFP.

O bombardeio também foi confirmado pela Unicef:

?Por causa da intensificação da violência no Iêmen na semana passada, a quantidade de crianças mortas ou feridas em bombardeios aéreos ou por explosões de minas aumentou de forma significativa?, lamentou o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A coalizão liderada pela Arábia Saudita, por sua vez, negou o bombardeio neste domingo e assegurou que o alvo da incursão foi um campo de treinamento rebelde. Em entrevista à AFP, o general saudita Ahmed al Asiri, acusou os rebeldes de ?usarem crianças como recrutas?.

O militar reiterou que nenhuma escola foi atingida, e que o ataque resultou na morte do responsável pelo centro de treinamento Abu Yahya Abu Rabaa e um número não determinado de combatentes rebeldes.

? Estivemos em contato com o governo e não existem escolas neste setor, é o centro de treinamento Al Huda ? disse al Asiri. ? Nossa pergunta é a seguinte: o que fazem crianças ali?

O Iêmen está mergulhado numa guerra civil desde que rebeldes xiitas hutis tomaram a capital Saná, em setembro de 2014. O presidente, Abd Rabbuh Mansur Hadi, vive exilado na Arábia Saudita, que o apoia com uma coalizão militar internacional. Estimativas de grupos de direitos humanos indicam que mais de 9 mil pessoas já morreram no conflito.