Esportes

Bolt e Simone Biles vencem o Prêmio Laureus de melhores atletas em 2016

bolt_biles.jpg

MÔNACO ? Campeão dos 100m, 200m e 4x100m no Rio, o jamaicano Usain Bolt foi a grande atração da noite no Prêmio Laureus, realizado nesta terça-feira em Mônaco. Dono de três ouros olímpicos no Rio-2016, ele recebeu o prêmio de melhor atleta masculino da temporada 2016. Foi a quarta vez que ele recebeu o prêmio, empatando o recorde do tenista suíço Roger Federer. No feminino, a vencedora foi a ginasta americana Simone Biles, que conquistou quatro medalhas de ouro e um bronze no Rio.

Prêmio Laureus

O nadador americano Michael Phelps, que venceu cinco medalhas de ouro e uma de prata, ganhou o prêmio de melhor retorno. Após a vitória, foi mostrado uma vídeo de sua entrada numa delegacia americana após a detenção por dirigir embrigado. O nadador falou sobre a cena ao comentar a premiação.

? Para mim, é um dos primeiros prêmios como melhor retorno. Olhando o vídeo e consegui voltar de forma positiva em tudo, com família, finalizando minha carreira como eu queria. Estou satisfeito que pude voltar e ter meu filho para ver ? disse Phelps, que tem curtindo a família, jogado golfe e não pensa ainda no que fará após a aposentadoria.

Entre os atletas paralímpicos, a vencedora foi a esgrimista italiana Beatrice Vio, que deixou o Rio-2016 com uma medalha de ouro e uma de bronze. Aos 31 anos, o alemão Nico Rosberg, campeão da Formula-1, venceu o prêmio de revelação do ano. Curiosamente, ele se aposentou após vencer a temporada.

? As duas últimas voltas em Abu Dhabi foram a coisa mais intensa que já vivi numa carro de Fórmula-1 porque estava perto de atingir meu objetivo ? disse Rosberg, que comparou o momento com o nascimento de seu filho.

Entre as equipes, a seleção olímpica brasileira que levou o ouro no futebol masculino não levou a premiação máxima, que ficou com o Chicago Cubs. A equipe americana de beisebol que venceu a World Series para se tornar campeão da Major League Baseball após 108 anos. Candidato ao prêmio de melhor atleta de esportes radicais, o skatista brasileiro Pedro Barros também não levou o prêmio. Quem ganhou foi a ciclista inglesa Rachel Atherton.

*O repórter viaja a convite do Prêmio Laureus