Esportes

Bolt e Gatlin avançam sem dificuldade às semifinais dos 200m rasos

RIO ? Dois dias depois de levantar o Estádio Olímpico com o inédito tricampeonato nos 100m rasos, Usain Bolt voltou às pistas azuis para as classificatórias de sua prova favorita, os 200m rasos ? para a qual promete dar o máximo e quebrar o recorde que ele mesmo detém. Com 20.28s, o jamaicano avançou sem dificuldades à semifinal da prova, assim como Justin Gatlin, no que provavelmente será uma reedição do duelo de domingo. Bolt fichou o 15º melhor tempo; o rival, apenas o 25º.

O americano terminou em primeiro em sua bateria com a marca de 20.42s. Na primeira fase, avançam automaticamente os dois primeiros de cada série. As vagas restantes são preenchidas por tempo.

A torcida pôde torcer ainda por dois brasileiros nos 200m rasos. Jorge Vides chegou em terceiro em sua bateria e cravou 20.50s. Em primeiro, cruzou a linha de chegada o mexicano Jose Carlos Herrera, aos 20.29s. Já Bruno de Barros não largou bem e acabou em sexto, com a marca de 20.59s, enquanto o líder da série, o americano Lashawn Merritt, registrou 20.15s. Não foi suficiente para os anfitriões passarem de fase.

O recorde mundial da prova é de 19.19s. Pertence ao raio jamaicano desde 2009. O olímpico, também na conta de Bolt, resiste desde Pequim-2008.