Esportes

Bolt diz que decisão do CAS 'manda uma mensagem forte'

Bicampeão olímpico dos 100m e dos 200m e recordista mundial das duas provas, o jamaicano Usain Bolt disse que a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de banir o atletismo russo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mandá uma “mensagem forte” para todos.

Para o atleta, que será uma das estrelas da Olimpíada, ela também “assustará muitas pessoas”.

– É triste, mas regras são regras. Se você tem provas e flagra alguém, você definitivamente tem que tomar uma atitude. Isso vai assustar muita gente e envia uma mensagem forte de que o esporte é sério – disse Bolt, que passa por frequentes exames antidoping.

– Eu fui testado de novo nesta manhã. Sou sempre testado.

A Federação Russa de Atletismo havia sido suspensa pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) depois que foi revelado um esquema de doping no país. Com isso, os russos entraram com um recurso no CAS, que nesta quinta-feira confirmou a punição da IAAF.

A decisão deixou a saltadora Yelena Isinbayeva indignada. Uma das estrelas do atletismo russo, a atleta bicampeã olímpica declarou que o atletismo foi enterrado com essa decisão.

DECISÃO DO COI SAI DOMINGO

Além do atletismo, toda a equipe olímpica da Rússia corre o risco de ser banida da Olimpíada do Rio. Nesta semana, um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) acusou a Rússia de ter um esquema sistemático de doping em diversos esportes. Depois disso, a Wada pediu o banimento da Rússia da Rio-2016.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai se reunir no domingo para analisar o caso. Se espera uma decisão final após o encontro. A tendência é que a decisão da IAAF confirmada nesta quinta-feira pelo CAS seja mantida. Mas a punição poderá até ser ampliada com o banimento de toda a equipe olímpica da Rio-2016.

Antes de tomar a decis]ao, porém, a comissão de investigação do COI quer analisar uma série de aspectos. Entre eles, a legalidade de suspender completamente a participação olímpica de todo um país e que tratamento eles devem dar aos atletas considerados “limpos”.