Esportes

Bolt conquista inédito tricampeonato nos 100 metros rasos

RIO ? O ‘raio’ chegou lá. Em questão de segundos ? exatos 9.81s ? Usain Bolt fez história ao conquistar o inédito tricampeonato olímpico na prova dos 100 metros rasos do atletismo nos Jogos do Rio. A prata ficou com Justi Glatin, com o tempo de 9.89s. O bronze foi para o canadense De Grasse.

Foram pouco menos de dez segundos em que o mundo parou, com os olhos voltados para a pista do Engenhão, sob o impacto de ver a consagração definitiva do atleta, numa prova que coroa o homem mais rápido do mundo

Bolt 14.08

Ele chegou à final após vencer a segunda série da semifinal com o tempo de 9.86s. Esse foi o mellhor tempo do ano do jamaicano.

Bolt estreou na Olimpíada do Rio no sábado, pedindo o silêncio dos brasileiros que lotaram o Engenhão para ver o astro jamaicano. O gesto esteve muito longe de ser rude. Ao entrar na pista e fazer o aquecimento antes de disparar nos 100 metros rasos, foi ovacionado pela torcida. Ele retribuiu com aplausos e, segundos antes da largada, pediu o silêncio com o dedo na boca. Foi prontamente atendido. O Engenhão permaneceu num emocionante silêncio para esperar a estreia de Bolt. E explodiu em barulho durante a corrida.

O jamaicano começou de comedido, olhou para os rivais, aumentou o tempo e no final desacelerou. Tudo isso em 10s07. Longe de ser o seu melhor tempo, Bolt ficou em quarto lugar geral garantindo a classificação, mas passou em primeiro na sua sessão. Depois, na conversa com os jornalistas, foi questionado sobre o recorde mundial na modalidade, do próprio Bolt, de 9s58, conquistado no Mundial de Berlim em 2009.

? Meu recorde é bom. Não foi o meu melhor início. Eu me senti meio lento. Não estou acostumado a correr de manhã em campeonatos. Espero que amanhã eu me sinta melhor e mais leve ? disse Bolt, no sábado, para uma multidão de jornalistas, caindo na risada logo em seguida.

Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016

O principal oponente do jamaicano é o americano Justin Gatlin, que ficou em primeiro na classificatória, com 10s01, 43 centésimos a mais que o recorde de Bolt, e foi vaiado agora à noite. Ele fez 9.94s, o terceiro melhor tempo das semifinais. O segundo mais rápido foi o canadense Andre De Grasse (9.92s), de 21 anos, que corre por fora na briga pelo ouro.

Bolt ainda tem em sua cola o americano Trayvon Bromell. Em 2013, com somente 17 anos, o ele se tornou o primeiro velocista universitário da História a quebrar a barreira dos dez segundos, cravando 9s99 correndo pela Gibbs High School, da Flórida.

Bolt em detalhes