Política

Bolsonaro será candidato à Presidência pelo PSL

Brasília – O presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), anunciou ontem que foi “firmado um acordo com o presidenciável Jair Bolsonaro” e que ele será candidato do partido à Presidência da República. O encontro confirmou a disposição de Bivar em “ceder” a legenda para Bolsonaro: “Existem mais semelhanças do que diferenças entre Bolsonaro e o nosso pensamento liberal. É um orgulho tê-lo ao nosso lado”, declarou Bivar.

Em uma carta divulgada à imprensa confirmando a filiação de Bolsonaro ao PSL, assinada tanto pelo deputado federal quanto pelo presidente do partido, as semelhanças entre os ideais são também reforçados. Eles falam em "total comunhão de pensamentos" entre o partido e o presidenciável:

"Tanto para o presidente Luciano Bivar, quanto para o Deputado Jair Messias Bolsonaro, são prioridades para o futuro do País, o pensamento econômico liberal, sem qualquer viés ideológico, assim como o soberano direito à propriedade privada e a valorização das forças armadas e de segurança", escrevem. "Ambos comungam também da necessidade de preservar as instituições, proteger o Estado de Direito em sua plenitude e defender os valores e princípios éticos e morais da família brasileira", completam.

Já o presidente do PEN/Patriota, Adilson Barroso, disse no início da noite que ainda aguardava um telefonema de Bolsonaro confirmando a desistência de se candidatar pelo Patriota. "Bolsonaro sabe que no meu partido ele tinha 100% de chances de ser eleito presidente da República", resumiu.

Discurso afinado

O PSL tem entre seus líderes o deputado federal paranaense Alfredo Kaefer, que participou das conversações durante a semana do “casamento” entre Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL. “Com alguns ajustes, Bolsonaro transforma o PSL em protagonista na próxima eleição”, disse à Revista Veja.

Além da vantagem de sair do foco do Livres, de quem é desafeto (leia mais abaixo), Kaefer disse que um dos termos da conversa é justamente dentro da sua postura nos seus três mandatos: o incentivo ao setor produtivo, especialmente ao agronegócio, sem qualquer viés ideológico, e o respeito à propriedade privada, promovendo políticas de incentivo de emprego e renda.

Livres fora

A notícia causou repercussão imediata. Integrantes do Livres, grupo que atuava dentro do PSL e repudiava a presença de Bolsonaro por considerá-lo um candidato fisiológico e conservador demais, anunciaram oficialmente a saída do partido assim que foi confirmado o acerto.

Ala libertária da legenda comandada por Sérgio Bivar, filho do presidente do PSL, Luciano Bivar, o Livres vinha comandando o PSL em pelo menos 12 diretórios estaduais – o do Paraná não é um deles. E batia de frente com boa parte dos demais integrantes do partido, devido sua postura bastante liberal, a exemplo da liberação da maconha.

Confira a carta na íntegra:

O Presidente Nacional do partido Social Liberal/PSL, Luciano Bivar, e o Deputado Federal Jair Bolsonaro, comunicam aos órgãos de imprensa é a toda sociedade que estão juntos em defesa do projeto que irá mudar o Brasil a partir do próximo ano.

É com muito orgulho que o PSL recebe o deputado Jair Bolsonaro e sua pré-candidatura a Presidência da República. Outrossim, é com muita honra que o deputado se sente abrigado pela legenda, e muito à vontade em um partido onde existe total comunhão de pensamentos.

Tanto para o presidente Luciano Bivar, quanto para o Deputado Jair Messias Bolsonaro, são prioridades para o futuro do País, o pensamento econômico liberal, sem qualquer viés ideológico, assim como, o soberano direito a propriedade privada e a valorização das forças armadas e de segurança. Ambos comungam também da necessidade de preservar as instituições, proteger o Estado de Direito em sua plenitude e defender os valores e princípios éticos e morais da família brasileira.

Desta forma, e em consonância com os anseios da maioria dos brasileiros, serão um só, a partir de agora, os objetivos do Partido Social Liberal e os desejos de mudança do Deputado Jair Bolsonaro.

O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Recife, 05 de janeiro de 2018