Economia

Bolsonaro defende venda direta do gás de cozinha

O presidente destacou que alguns governadores, como o de Roraima, onde fez seu discurso, já anunciaram a redução da alíquota do ICMS sobre o preço do gás de cozinha

Boa Vista (RO) — O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, ontem (29), afirmou que, caso fosse aprovada a venda direta de gás de cozinha e se os impostos fossem zerados, o preço poderia cair pela metade. Nos últimos meses, Bolsonaro transformou a questão do preço de combustíveis e do gás natural como um dos focos de seus discursos. “O preço do gás onde é engarrafado está na casa dos R$ 50. Não justifica na ponta da linha estar custando R$ 130. Esse preço vai cair à metade, se Deus quiser, pode ter certeza”, afirmou.

O presidente destacou que alguns governadores, como o de Roraima, onde fez seu discurso, já anunciaram a redução da alíquota do ICMS sobre o preço do gás de cozinha. Bolsonaro defendeu ainda um projeto que tramita na Câmara para que, ao invés de um percentual do valor cobrado nos postos, os estados definam um valor fixo para cobrar dos combustíveis. Durante o discurso, Bolsonaro destacou que no início do ano zerou o PIS/Cofins que incidia sobre o preço dos combustíveis, mas negou que esteja querendo brigar com governadores.

“Zerando o imposto federal, que eu já zerei, zerando o estadual, esses dois estados, Roraima e Amazonas, poderão com trabalho nosso agora, com ajuda do Parlamento, buscar a compra direta do gás de cozinha. A exemplo de uma medida provisória que está na Câmara para a venda direta do etanol, o álcool, que vai baratear o preço do combustível na bomba”, garantiu.