Cotidiano

Bolsas da Ásia fecham em queda com apreensão sobre eleições nos EUA

201611020058192539_AFP.jpg

TÓQUIO – As Bolsas na Ásia fecharam em queda nesta quarta-feira, com o investidores incomodados por sinais de que a disputa na eleição presidencial nos Estados Unidos estava se acirrando a poucos dias da votação em 8 de novembro.

Agentes financeiros estavam começando a repensar suas apostas de longa data na vitória da candidata democrata Hillary Clinton, em meio a sinais de que seu rival republicano Donald Trump poderia estar reduzindo a distância, migrando recursos de aplicações mais arriscadas para ativos mais seguros, como o franco suíço e o ouro.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 1,2%, para a mínima em sete semanas, enquanto o japonês Nikkei recuou 1,76%. Xangai perdeu 0,62% e o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen recuou 0,76%. Hong Kong cedeu 1,45%; Seul teve desvalorização de 1,42%; Taiwan registrou baixa de 1,44%; Cingapura desvalorizou-se 0,23%; e Sydney recuou 1,16%.

A ansiedade de investidores se aprofundou em sessões recentes diante de uma possível vitória de Trump dada a incerteza sobre a postura do candidato republicano em questões relevantes, incluindo política externa, relações comerciais e imigrantes, enquanto Clinton é vista como um candidato do status quo.

? Tudo está ficando sobre as eleições dos EUA. Os mercados estão tentando avaliar a atmosfera de mudança ? disse o estrategista-chefe global da Daiwa Securities, Hirokazu Kabeya.