Cotidiano

Bolsas asiáticas recuam em meio a preocupações com alta dos juros nos EUA

Japan Financial Markets-G402NPKDI.1.jpgXANGAI/HONG KONG – A| maioria das bolsas asiáticas registraram queda nesta quinta-feira, com exceção de Tóquio, que fechou estável. As ações chinesas tiveram leve queda com o volume de negócios encolhendo às mínimas em quase três meses e meio, com muitos investidores preferindo manter-se afastados em meio a preocupações com a economia e com a possível elevação em breve da taxa de juros nos Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,18%, somando 3.062 pontos, enquanto o índice de Xangai, o SSEC, ficou praticamente estável, com perda de 0,01%, a 2.807 pontos.

O restante da região também recuou, com os mercados avaliando a possibilidade de outra alta da taxa de juros pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, já em junho. Às 7:49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,23%, com a perspectiva de um segundo aumento dos juros nos EUA elevando as preocupações para os mercados emergentes, que já sofrem com a desaceleração da China.

A ata da reunião de definição da política monetária do Fed destacou as visões das autoridades do banco de que seria apropriado elevar os juros em junho se os dados econômicos apontarem para um crescimento mais forte no segundo trimestre, como também inflação e emprego se firmando.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,01%, a 16.646 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,67%, a 19.694 pontos. Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 0,51%, a 1.946 pontos. Já o índice Taiex, da bolsa de Taiwan, registrou baixa de 0,78%, somando 8.095 pontos. Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 1,33%, a 2.740 pontos.