Cotidiano

Bolsas americanas abrem em leve queda, com expectativa de discurso de Trump

nyse.jpgNOVA YORK, LONDRES e PEQUIM – As bolsas americanas abriram em leve baixa nesta segunda-feira. O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York perdia 0,10%, e o Nasdaq, no qual são listadas as empresas de tecnologia, caía 0,18%. O mercado aguarda o discurso que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará em sessão no Congresso na noite desta terça-feira, no qual se espera que sejam revelados planos para cortar impostos. No Brasil, a Bolsa está fechada devido ao feriadão de Carnaval e só reabre na tarde de quarta-feira.

Na Ásia, a Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,75%, após o órgão regulador do mercado cambial chinês prometeu intensificar sua campanha contra especulações e sugeriu que afrouxaria seu controle sobre novas ofertas de ações, movimentos que beneficiariam o mercado no longo prazo, mas prejudicaram a confiança no curto prazo. Já a Bolsa de Tóquio recuou 0,91%

Autoridades chinesas tomaram uma série de medidas nos últimos meses para conter a fuga de capitais do país para apoiar o enfraquecimento do yuan, enquanto tentam atrair mais investimento estrangeiro. Pan Gongsheng, chefe da Administração Estatal de Câmbio, disse que o mercado de câmbio da China estava relativamente estável e que os fluxos de capitais estavam se tornando mais equilibrados, de acordo com comunicado publicado em seu site.

PETRÓLEO SOBE

Numa etapa para reforçar o mercado de títulos, a entidade também anunciou que permitiria aos investidores estrangeiros no mercado de títulos interbancários negociar derivativos pela primeira vez, numa tentativa de tornar o mercado mais atraente. Pequim abriu seu mercado de títulos interbancários para mais tipos de investidores estrangeiros em fevereiro de 2016 e relaxou as regras de repatriamento de divisas em maio.

Na Europa, a Bolsa de Londres subia 0,29% e a de Frankfutd, 0,34% por volta das 13h (hora de Brasília). O petróleo, por sua vez, abriu em alta nesta segunda-feira, com a expectativa de novos dados sobre as perspectivas de oferta, especialmente pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O barril do tipo Brent subia 0,34%, a US$ 53,18 na Bolsa de Londres. Já o barril do óleo leve americano (WTI) subia 0,46%, a US$ 54,24 na Bolsa Mercantil de Nova York.