Economia

Bolsa sobe aos 119 mil pontos e dólar cai com inflação americana

Foi a primeira vez que o índice alcançou esse patamar desde meados de fevereiro

Brazilian Economy Real, economia brasileira, with a 1 Real coin over a graphic in a newspaper. Jornal com moeda em cima do grA!fico.
Brazilian Economy Real, economia brasileira, with a 1 Real coin over a graphic in a newspaper. Jornal com moeda em cima do grA!fico.

São Paulo – A folga nas taxas de rendimento dos títulos do Tesouro americano, em dia de divulgação da inflação de preços ao consumidor dos Estados Unidos, ajudou no bom desempenho da Bolsa brasileira (B3), em alta de 0,41%, aos 119.297,13 pontos nessa terça-feira. Foi a primeira vez que o índice alcançou esse patamar desde meados de fevereiro. No câmbio, o dólar fechou a R$ 5,7176, em leve baixa de 0,08%.

Muito esperado pelo mercado desde segunda, a inflação de preços ao consumidor (CPI) dos EUA teve leve alta de 0,6% na passagem de fevereiro para março.

A percepção, porém, é que o aumento não é o bastante para provocar uma mudança na política pró-estímulos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que já havia apontado anteriormente para a tendência de altas passageiras da inflação. Nesse cenário, o mercado de títulos do Tesouro americano cedeu, com a taxa de rendimento do papel com vencimento para dez anos em baixa de 1,619%, enquanto a do papel com vencimento para trinta anos cedeu 2,999%. A realização de um megaleilão também contribuiu para o resultado.