Economia

Bolsa avança 0,8% e recupera parte das perdas de terça-feira; dólar sobe

No câmbio, o dólar também perdeu parte do fôlego do pregão de ontem e encerrou com leve alta de 0,15%, a R$ 5,3133

Bolsa avança 0,8% e recupera parte das perdas de terça-feira; dólar sobe

São Paulo – A Bolsa brasileira (B3) conseguiu, em sintonia com Nova York, recuperar parte das perdas da sessão anterior, quando recuou mais de 2% após a divulgação dos dados da inflação americana. O principal índice do mercado brasileiro subiu 0,83%, aos 120.705,91 pontos nessa quinta-feira (13), dia de balanço da Petrobras. No câmbio, o dólar também perdeu parte do fôlego do pregão de ontem e encerrou com leve alta de 0,15%, a R$ 5,3133.

Segundo analistas, o mercado se voltou ontem para os desdobramentos no cenário político, principalmente o andamento da CPI da Covid e a queda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro, em pesquisa Datafolha divulgada na noite de terça-feira, que apontou favoritismo para o ex-presidente Lula na eleição do próximo ano. Fatores como esses ajudaram a segurar os ganhos da Bolsa.

“O mercado está de olho no que tem acontecido na política, mas ainda não faz preço pela dificuldade de antecipar, seja por um lado, seja por outro. Por enquanto, continua correlacionado ao exterior e aos resultados das empresas aqui, que têm ajudado. Recuperação adicional depende de a vacinação avançar, assim como as reformas, administrativa e tributária”, diz Gustavo Akamine, analista da Constância Investimentos.