Cotidiano

Bola de fogo ilumina o céu noturno na Sibéria

bokadefogo.jpg

RIO ? Os moradores da República da Cacássia, no sudoeste da Sibéria, testemunharam na noite desta terça-feira uma bola de fogo cruzando os céus. De acordo com especialistas, trata-se de um meteoro, provavelmente com 10 a 15 metros de diâmetro, mas que não apresenta perigo.

O fenômeno foi captado por diversas câmeras e, rapidamente, os vídeos começaram a ser publicados no YouTube e outras redes sociais. Por um instante, a iluminação fez com que a noite parecesse dia.

? No início, eu não entendi o que estava acontecendo. Teve uma luminescência repentina ? disse Olga Sagalakova, em entrevista à emissora RT. ? Não era uma luz como a do dia, mas ainda assim era muito brilhante.

O brilho intenso chegou a assustar algumas pessoas.

? Nós olhamos para uma montanha perto e tinha um imenso meteoro voando sobre ela. Tinha até uma cauda ? contou Olga. ? Francamente, eu fiquei assustada. Eu pensei que fosse uma bomba.

De acordo com veículos de imprensa locais, o fenômeno foi visto por toda Cacássia, assim como na região vizinha de Krasnoyarsk. Nikolay Soldatov, morador da Cacássia, contou que o meteoro emitiu uma ?luz fria como uma lâmpada fluorescente?.

A bola de fogo foi vista por três ou quatro segundos e, cerca de meio minuto depois, foi ouvido um estrondo, que disparou alarmes de carros em muitas partes da cidade.

? Foi muito bonito. Você não vê isso todos os dias ? contou Sergey Isaykin.

O governo se apressou em informar que o meteoro não provocou danos, como o episódio de Chelyabinsk, há três anos. Nos fóruns locais, moradores começaram a especular sobre a possibilidade de um teste militar, mas as autoridades garantiram que se trata de um fenômeno natural.

Se algum fragmento sobreviveu à queda, eles devem ter se espalhado por uma região conhecida como Babik Valley. Uma expedição já foi enviada para o local.

? O meteoro era muitas vezes menor do que o de Chelyabinsk, mas fragmentos podem ser encontrados ? disse Viktor Grokhovsky, professor da Universidade Federal de Ural.

? Provavelmente não tinha mais que 10 a 15 metros de diâmetro, e era feito de rocha, não de ferro ? disse Natan Eysmont, do Instituto Russo de Pesquisas Espaciais. ? Esses meteoros, a não ser que entrem na atmosfera num ângulo muito agudo, não são perigosos.