Cotidiano

Boing e Embraer apresentam aeronave a biocombustível

201606061314343649_AFP.jpgRIO – A Boeing e a Embraer vão apresentar nesta quinta-feira no Rio uma aeronave que vai testar o uso de biocombustível. A apresentação da tecnologia será no avião Embraer 170 que recebeu novas tecnologias voltadas para redução do impacto ambiental do setor de aviação.

Avião0707

As empresas iniciaram no ano passado uma parceria para desenvolver tecnologias voltadas para reduzir o impacto ambiental da indústria aeroespacial, em um esforço para melhorar o desempenho da aviação com a redução das emissões. O trabalho em conjunto se desenvolve no Programa de testes ecoDemonstrator da Boeing.

O programa foi lançado pela boing em 2011 com o objetivo de desenvolver testes de novas tecnologias que podem reduzir o consumo de combustível, as emissões de carbono e o ruído. De acordo com a Embraer, a aviação comercial é responsável por cerca de 2% das emissões de carbono em todo o mundo. Mas mesmo assim desde 2009 a aviação adotou uma série de compromissos com a sustentabilidade, dentre os quais está em melhorar em 1,5% a eficiência anual de combustível para a frota global da aviação comercial. Outra meta é a de modernização do sistema global de gerenciamento de tráfego aéreo a fim de reduzir em até 12% os níveis de emissões relacionados a viagens aéreas.

Esta é a primeira vez que o Programa ecoDemonstrator será realizado no Brasil.