Educação

Bocha adaptada: competições de 2018 geram boas expectativas na equipe da Unipar

Toledo – Apesar das dificuldades para manter o nível competitivo, os paratletas da bocha adaptada do projeto de extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas), do curso de Educação Física da Unipar de Toledo, participaram de duas competições em 2017. Uma foi o Parajaps, realizado em Maringá. Já a outra, com representatividade nacional, foi o Campeonato Regional Sul, disputado em Blumenau/Santa Catarina, que classificou os três primeiros para o Campeonato Brasileiro.

“Foi uma ano bem atípico devido às dificuldades encontradas em manter o nível competitivo e a performance dos atletas. O fato está muito ligado às condições do material que é necessário para competições de alto rendimento, somando-se também a questões técnicas”, explica a coordenadora do AMA, professora Fábia Freire.

Depois do merecido descanso nas férias, os atletas da equipe já retomaram os treinamentos, com muita garra e foco nos objetivos. “Temos boas perspectivas para as disputas deste ano, pois adquirimos as bolas oficiais de competição e a calha que é usada por nosso atleta Ronaldo Scariot está em fase final de criação e construção”, conta animada a coordenadora.

Os acadêmicos do curso de Educação Física também estão animados com o retorno das atividades do AMA. “Para os alunos, o projeto se torna um referencial no quesito de conhecimento prático das atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, ele proporciona uma visão ampla de possibilidades de atuação do profissional de Educação Física”, enfatiza Fábia.