Cotidiano

Bob Dylan é o primeiro a ganhar o Nobel, Pulitzer, Oscar, Grammy e Globo de Ouro

RIO ? O Nobel conquistado nesta terça-feira coloca Bob Dylan numa posição única. Além de ser o primeiro compositor popular a vencer o prêmio de literatura, ele passa também a ser o único artista homenageado com o Nobel, Pulitzer, Oscar, Grammy e o Globo de Ouro.

O maior número de premiações veio, é claro, na área da música: são 11 Grammys na carreira, sendo o primeiro conquistado em 1980, como melhor vocalista de rock, por “Gotta serve sombody”.

O Oscar veio em 2001, pela canção “Things have changed”, da trilha sonora do filme “Garotos incríveis”. Ele apresentou a música e agradeceu o prêmio via satélite, pois estava em turnê na Austrália na época. A mesma canção rendeu a ele o Globo de Ouro. Desde que ganhou o Oscar, Dylan passou a levar a estátua consigo em turnês, colocando-a sobre seu amplificador nos shows.

Em 2008, Dylan foi agraciado com o Prêmio Pulitzer por seu “profundo impacto na música popular e na cultura americana, marcado por composições líricas de extraordinária força poética”.

Além disso, Dylan faz parte do Hall da Fama do Rock and Roll Hall, dos Compositores de Nashville e dos Compositores. Ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2012 e a Légion d’Honneur francesa, em 2013.